Câmara do Recife retoma atividades parlamentares

Nesta segunda-feira, 2 de agosto, a Câmara Municipal do Recife retoma suas atividades parlamentares, após o recesso, com a transmissão da reunião Ordinária, às 10h, realizada de forma remota. O presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PSB), considera que o segundo semestre deste ano reafirmará o importante papel do Poder Legislativo neste momento de pandemia, mantendo o mesmo ritmo intenso de trabalhos que caracterizou os primeiros seis meses da atual Legislatura.

Romerinho Jatobá lembrou que neste início de ano a Câmara do Recife teve um desempenho histórico. Além das reuniões de Comissões, audiências e outras reuniões públicas, os vereadores elaboraram e apresentaram 255 projetos de lei; 26 projetos de resolução; 16 projetos de decreto legislativo; 6.643 requerimentos, dentre outras proposições. Também analisaram e votaram no plenário virtual 15 projetos de lei do Executivo e foi realizada a reunião Ordinária mais longa da história do Poder Legislativo Municipal, com a duração de 10 horas ininterruptas, de forma virtual.

“Agora temos a expectativa de retomar com as reuniões presenciais. Estamos há mais de um ano realizando esses trabalhos de forma on-line, mas acredito que, com o controle da pandemia, será possível retornar ao plenário em breve”, afirmou o presidente da Casa. Ele ressaltou que caberá à Comissão Executiva, planejar e conduzir o processo presencial de forma segura para servidores, parlamentares e público visitante.

“Será uma retomada marcante, respeitando todos os regulamentos de segurança, mas trazendo de volta o Legislativo ao seu lugar de origem, que é o plenário da Casa de José Mariano”, destacou Romerinho Jatobá. Desde março do ano passado, a Câmara Municipal segue os protocolos de segurança impostos para a convivência com a covid-19, evitando aglomeração, dispondo de álcool em gel e determinando o uso de máscara em suas dependências.

Agenda da semana – Todas as atividades realizadas na Câmara Municipal do Recife podem ser acompanhadas, ao vivo, pelo site institucional da Casa e pelo seu canal no Youtube. As reuniões Ordinárias ocorrem às segundas e terças-feiras, às 10h.

Nesta primeira semana de agosto, já estão programadas reuniões de Comissões e audiências públicas que, naturalmente, também serão transmitidas.

Na terça-feira (3), às 14h30, tem reunião da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos).

Na quarta-feira (4), às 15h, a vereadora Dani Portela (PSOL) promove audiência pública com o tema “Todas as crianças nas creches” e, às 16h, os membros da Comissão de Legislação e Justiça reúnem-se sob a presidência do vereador Felipe Francismar (PSB).

Na quinta-feira (5), às 10h, será realizada reunião da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, presidida pelo vereador Fabiano Ferraz (Avante). Já às 15h, ocorrem duas audiências públicas: uma promovida pela Comissão de Educação, com o tema “A gestão dos equipamentos culturais do Recife”, e outra, realizada pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) com a finalidade de debater “Estratégias da transformação digital como forma de aproximar os cidadãos do Poder Executivo Municipal”.

Na sexta-feira (6), às 10h, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) promove audiência pública sobre “A Patrulha Ciclista e a estrutura para garantir a segurança do ciclista nas vias”.

A agenda de eventos da Câmara do Recife está disponível no site da Casa e também é divulgada, diariamente, em suas redes sociais.

 

Em 30.07.2021