Conscientização e combate ao relacionamento abusivo
Durante a realização da Semana de Conscientização e Combate ao Relacionamento Abusivo, a vereadora propõe que o poder público municipal desenvolva ações para a conscientização da população, por meio de procedimentos informativos, educativos, palestras, audiências públicas, seminários, conferências e a produção de material online e/ou impresso explicativos. “Espero que a criação da Semana dê visibilidade ao tema, traga à tona a discussão sobre formas de relacionamento abusivo e possibilite uma maior divulgação dos canais e da rede de ajuda”, justifica a vereadora.
Cida Pedrosa destaca ainda que essa situação é invisibilizada na sociedade, pois, em muitos casos, não deixa marcas aparentes. "A violência dentro do relacionamento abusivo é, sobretudo, psicológica, podendo também ser patrimonial, sexual e física. A mulher é a principal vítima e o agressor geralmente é um homem. A violência costuma começar de modo sutil, como pequenos insultos e ciúme excessivo, evoluindo para agressões físicas e sexuais, podendo levar ao feminicídio. Por isso é fundamental identificar e ajudar as vítimas a romperem o ciclo da violência”, justificou
O projeto de lei 89/2021 está em fase de tramitação na Câmara do Recife e já recebeu parecer favorável de três comissões temáticas: Educação; Legislação e Justiça; e Direitos Humanos e Cidadania.
Em 14.07.2021.