Dani Portela comenta polêmica de requerimentos similares ao discutir pedido de Júnior Tércio

Um debate sobre a apresentação de requerimentos similares tomou parte da reunião Ordinária remota da Câmara do Recife nesta segunda-feira (5). Após ter dois de seus requerimentos destacados pela vereadora Michele Collins (PP), que apontou que eles seriam similares a pedidos de outros colegas, Dani Portela (PSOL) discutiu o requerimento nº 6148/2021, que repete uma demanda recorrente dos parlamentares: a instalação de uma creche no Alto José do Pinho.

Dani Portela fez questão de congratular o colega pelo pedido, mas fez uma reflexão sobre o fato de eles não terem gerado a mesma polêmica que os requerimentos nº 6118/2021 e nº 6119/2021, de sua autoria. As matérias tratam da inclusão de trabalhadores e trabalhadoras dos serviços de acolhimento institucional e do setor de transportes no plano de vacinação municipal contra a covid-19.

“Queria parabenizar o vereador por esse requerimento, que teria sido o exemplo bem mais adequado do que tratamos agora – já que os meus requerimentos não eram idênticos, traziam diferenças. E, dos 39 vereadores desta Casa, quantos de nós já não pedimos uma creche no Alto José do Pinho? Quantos de nós foram procurados ou procuradas pela comunidade?”, pontuou. “Isso é uma demanda antiga. Na reunião anterior, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) pediu até o estudo de um local. Eu posso ter sido procurada por um grupo de mães, porque atuo com mulheres dentro do movimento feminista. Outra pessoa pode ser procurada pela associação de moradores ou por outra entidade. Deveríamos somar forças e apresentar requerimentos conjuntos”.

Em um aparte, o vereador Ivan Moraes (PSOL) concordou com a colega. “Essa creche do Alto José do Pinho é recordista de requerimentos. Eu votarei e aplaudirei cada requerimento que cada vereador ou vereadora protocolar para que essa comunidade possa contar com esse equipamento que faz parte não só do direito da criança, mas também da família”, disse. “Requerimentos repetidos podem trazer um ruído, mas reconheço a importância de todo mês a gente apresentar esse mesmo requerimento pedindo uma creche no Alto José do Pinho. Não vejo mal nenhum e torço para que um dia esta Casa não precise requerer creche em nenhum lugar do Recife, porque teremos cobertura total”.

O vereador Renato Antunes (PSC) lembrou que a própria Dani Portela já apresentou um requerimento solicitando a realização de audiência pública para tratar do tema das creches – o evento deve acontecer após o recesso parlamentar, em 4 de agosto. Antunes lembrou, ainda, que a cobrança por creches faz parte da fiscalização das promessas de campanha do atual prefeito. “Por se tratar de uma unidade educacional, é natural que vários mandatos apresentem requerimentos semelhantes. Lembro a promessa de campanha de João Campos (PSB), que disse que ia dobrar a oferta de vagas em creches no Recife. Irei cobrar com afinco”.

Em 05.07.2021