Frente Parlamentar pela Renda Básica discute próximas ações

Com o objetivo de sistematizar as ideias propostas, fazer um balanço das reuniões já realizadas e programar o segundo semestre, a Frente Parlamentar pela Renda Básica da Câmara Municipal do Recife reuniu-se na manhã desta quinta-feira (1º), via videoconferência, pelo site da Casa. Os vereadores Rinaldo Junior (PSB), Dani Portela (PSOL) e assessores de gabinetes acompanharam o encontro.

O presidente da Frente Parlamentar, vereador Rinaldo Junior, disse que o colegiado tinha eixos a seguir, como a visita às cidades de  Maricá (RJ) e Belém (PA). “Já consegui organizar com o secretário da Casa, vereador Eriberto Rafael (PP), para que alguns vereadores daFrente visitem as cidades para conhecer o modelo de renda básica lá aplicado”.

Outro direcionamento da Frente, segundo o parlamentar, é o contato com a secretária de Finanças do Recife, Maíra Fischer, para que seja agendado um encontro com o colegiado, em agosto. “A ideia é sistematizar o projeto, construído por várias mãos, e que será entregue pela Frente à Prefeitura do Recife. Lembrando que a Lei Orçamentária Anual (LOA) deverá ser discutida no mês de setembro e precisamos garantir orçamento para tirarmos do papel esse nosso grande sonho que é o renda básica”.          

A vereadora Dani Portela ressaltou que o primeiro semestre foi muito importante por contas dos debates promovidos pela Frente. “A gente cumpriu uma tarefa fundamental. Às vezes acho que o Poder Legislativo deveria fazer mais e ampliar a participação popular, já que é a Casa do povo. A principal função do vereador para além de legislar e fiscalizar, é o de ser a ponte entre o povo e o Poder Executivo”.

Ela sugeriu a realização de uma reunião pública para marcar o final dos trabalhos. “Nós demos um recado muito bom que foi o de ouvir pessoas de segmentos diversos. Cada representação civil teve o seu trabalho inserido. No momento em que a gente chegar no projeto final, que possamos propor uma grande reunião pública com todos os envolvidos”.

Em 01.07.21