Projeto visa criar campanha "Adote um amigo de quatro patas"

Incentivar a adoção de cães e gatos no Recife, tendo em vista as dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. É esse o objetivo do projeto de lei nº 33/2021, de autoria do vereador Fabiano Ferraz (Avante), que tramita na Câmara Municipal. Caso seja aprovada, a matéria vai criar uma campanha, denominada "Adote um amigo de quatro patas", para divulgar o contato de instituições que abriguem esse animais, com a finalidade de encontrar tutores interessados em adotá-los.
No texto de justificativa que acompanha o projeto, Ferraz ressalta que, com a pandemia de covid-19, a população de animais em situação de rua cresceu. "Atualmente, a existência de um número significativo de animais em situação de rua é uma realidade assustadora. Infelizmente, com a pandemia causada pelo novo coronavírus, esse número aumentou. Isso se deve a inúmeros fatores, como: corte de gastos, maus-tratos, falta de orientação adequada (alguns ainda acreditam, erroneamente, que os animais transmitem o novo coronavírus), dentre outros".
 
Caso seja aprovado, o projeto vai obrigar a afixação, no interior de lojas que comercializam produtos para animais, de cartazes com o contato de instituições de acolhimento. "As Organizações Não Governamentais (ONGs) e os abrigos estão superlotados, alguns em grave crise financeira, devido ao imprevisto aumento de gastos. Logo, a medida que se propõe, qual seja, uma ampla divulgação, em locais próprios para pets, do contato de instituições sérias que realizam esse trabalho, pode, ao menos, minimizar esse grave problema".

20.07.2021