Samuel Salazar repercute centenário de José Cavalcanti Neves

Único pernambucano a presidir o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o jurista José Cavalcanti Neves completou cem anos de vida no último sábado (3). Na Câmara do Recife, o centenário foi lembrado pelo vereador Samuel Salazar (MDB) nesta segunda-feira (5), durante a reunião Ordinária remota. O parlamentar, que é sobrinho-neto de Cavalcanti Neves, destacou a relevância do jurista na luta pela garantia de direitos durante o período da ditadura militar brasileira.

“Neves foi responsável por várias tentativas de diálogo com o governo do presidente Emilio Médici, em meio à ditadura militar. Foi ele o responsável por reivindicar o fim das violências praticadas contra advogados no exercício da profissão, a necessidade de restabelecimento da garantia legal do habeas corpus, a normalização do funcionamento do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, a revogação da pena de morte e o restabelecimento das garantias do Poder Judiciário, entre outros”, disse Salazar na ocasião.

Referindo-se ao jurista como tio Zé, o parlamentar não deixou de falar da influência dele na sua formação e na de outros advogados. “É um humanista e um exemplo para todos da nossa família. Possui uma vida dedicada à advocacia com um olhar para a cidadania. Tio Zé leva essa bandeira e sempre olhou com essa visão voltada para o engrandecimento da causa social, da defesa intransigente dos direitos humanos e do estado democrático de direito. Muitos sabem que sou advogado. Sempre ouvi falar muito de tio Zé, mas foi quando entrei para a militância da OAB é que pude enxergar a sua grandeza e importância para a advocacia pernambucana”.

Em 05.07.2021