Vereadoras e vereadores do Recife participam de lançamento do programa Ciclo de Cuidado

Uma comissão de vereadoras e vereadores do Recife acompanhou o lançamento do programa Ciclo de Cuidado, realizado na manhã desta quinta (8) no auditório da Prefeitura. O programa combate a pobreza menstrual e prevê investimentos de R$ 1,5 milhão para aquisição de produtos de higiene íntima femininos, que serão destinados às estudantes da rede pública municipal. A comissão parlamentar contou com as presenças do presidente da Casa, Romerinho Jatobá (PSB), Ana Lúcia (Republicanos), Natália de Menudo (PSB), Cida Pedrosa (PCdoB), Hélio Guabiraba (PSB) e Samuel Salazar (MDB). A cerimônia contou com a presença do prefeito João Campos, da vice-prefeita Isabella de Roldão, da deputada federal Tábata Amaral (PDT-SP), além de todas as secretárias municipais e gestoras das unidades de educação.

“É um momento de enorme felicidade poder estar aqui e saber que tantas meninas e mulheres do Recife vão ter garantida sua dignidade, saúde e higiene. Esse é um papel do poder público”, afirmou Hélio, autor de um projeto de lei ordinário que prevê justamente a entrega de absorventes nas escolas da prefeitura para estudantes e funcionárias. A vereadora professora Ana Lúcia destacou que 25% das estudantes deixam de ir para a escola quando estão no período menstrual, porque as famílias não têm condições de comprar os absorventes. “Esse programa é muito importante para as meninas e mulheres, primeiro porque nenhuma de nós deve ter vergonha de estar menstruada, depois porque uma ação como esta mostra cuidado e atenção com as pessoas”, afirmou Ana Lúcia.

Programa - Dados alarmantes mostram que no Brasil, uma em cada quatro mulheres já faltou às aulas por não ter condições de comprar absorventes. Destas, cerca de 48% tentaram esconder que este foi o motivo da ausência e 45% acredita que não ter ido à aula devido ao período menstrual impactou negativamente o rendimento escolar.

Com investimentos anuais de R$ 1,5 milhão, o Programa Ciclo de Cuidado vai beneficiar cerca de 17 mil estudantes da rede municipal em situação de mais vulnerabilidade social e econômica. “Educação e Saúde vão dialogar fortemente neste programa. Além da ausência na escola durante todo o ciclo do período menstrual das adolescentes, devido à falta de acesso aos produtos de higiene íntima, tem a questão do uso de materiais impróprios ou não higienizados que causam infecções e impactam diretamente na saúde”, ressaltou o secretário Fred Amâncio.

De acordo com dados coletados pelo Fundo das Nações Unidas para Infância e Adolescência (Unicef), a menarca, que compreende o primeiro ciclo menstrual, de 90% das brasileiras ocorre em média no intervalo entre 11 e 15 anos de idade. Por isso, a Secretaria de Educação usou os 10 anos como idade mínima de referência para calcular o quantitativo das estudantes que serão beneficiadas com a distribuição dos absorventes descartáveis nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino do Recife.

O Programa Ciclo de Cuidado tem como objetivo principal combater a precariedade menstrual das estudantes de escolas municipais do Recife, identificada como falta de acesso ou à falta de poder aquisitivo para compra de produtos de higiene e outros recursos necessários ao período menstrual. Além disso, a iniciativa visa também reduzir as ausências em dias letivos destas estudantes durante todo o período menstrual e, consequentemente, evitar prejuízos à aprendizagem e ao rendimento escolar. Portanto, os absorventes, além de essenciais, passam a ser também produtos aliados à criação de melhores condições para que as estudantes desenvolvam suas atividades na escola com saúde e segurança.

Além da distribuição dos absorventes nas escolas durante o ano, o Programa Ciclo de Cuidado trabalhará grandes eixos de formação com foco em Educação Menstrual para os profissionais da educação, abordando questões sociais, biológicas, emocionais e ambientais. Com isso, os profissionais das escolas poderão dar mais apoio para as estudantes. O programa prevê ainda protocolos de atendimento e acolhimento às estudantes em parceria com as Secretarias de Saúde e da Mulher, bem como a produção de materiais informativos para estudantes, profissionais e pais ou responsáveis.

O programa de combate à pobreza menstrual da Prefeitura do Recife foi pensado para atender todas as estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife, principalmente as que possuem maior situação de vulnerabilidade. Todo o seu funcionamento acontecerá através da compra de produtos de higiene menstrual, que serão distribuídos em todas as escolas da rede que possuam estudantes na faixa etária contemplada, atendimento, acolhimento e orientações sobre o período menstrual, seja este o primeiro ou não, e protocolo de distribuição destes produtos estabelecendo critérios da garantia de privacidade.

Em 08.07.2021