Ana Lúcia defende criação da Semana Municipal do Atleta Paralímpico

O Recife está mais perto de passar a contar, no seu calendário oficial, com uma semana dedicada ao incentivo ao atleta paralímpico. Nesta segunda-feira (23), a Câmara Municipal aprovou em primeira discussão o projeto de lei nº 41/2021, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que visa a criar o evento. Caso seja aprovada em segunda discussão e sancionada pelo Executivo, a Semana Municipal do Atleta Paralímpico será celebrada anualmente, na semana do dia 22 de setembro, Dia Nacional do Atleta Paralímpico. Na ocasião, a parlamentar também pediu ao prefeito do Recife a autorização da construção de um Centro Municipal de Educação Infantil no conjunto habitacional Encanta Moça, localizado no antigo aeroclube da cidade.

Durante a reunião plenária remota, Ana Lúcia fez uso da palavra para defender sua proposição. Ela lembrou que, a partir desta terça-feira (24) até o dia 5 de setembro, acontecem os Jogos Paralímpicos de Tóquio, que conta com delegações do Brasil.

“Os Jogos Paralímpicos possuem vagas para diferentes tipos de deficiência, como cegueira, amputações, restrição de mobilidade, paralisia cerebral. Todo o evento é organizado pelo mesmo país que recebe a Olimpíada tradicional, junto ao Comitê Paralímpico Internacional, fundado em 1964”, comentou. “O Brasil tem ganhado cada vez mais destaque nos esportes paralímpicos pela qualidade e determinação de nossos atletas. Um verdadeiro orgulho para o País, que atualmente é recordista em natação na modalidade nado de costas. E o Recife enviou uma comitiva de nove pernambucanos que farão parte da delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Isso pode ser triplicado, quando não quadriplicado”.

A parlamentar afirmou que o seu projeto tem como objetivo justamente fomentar ainda mais a prática de esportes por pessoas com deficiência no Recife. “O nosso projeto tem o sentido de difundir atividades, campeonatos poliesportivos, bem como trazer outras ações que possam dizer que a cidade do Recife não cansa de fazer inclusão da pessoa com deficiência”.

Ana Lúcia não deixou de lamentar afirmação feita recentemente pelo atual ministro da Educação, Milton Ribeiro. Em uma entrevista, ele teria dito que alunos com deficiência “’atrapalham’, entre aspas” os demais estudantes. “Eu quero esquecer que um dia foi ouvida essa frase infeliz. Não é possível admitirmos mais essa fala, diante de tantas coisas em que precisamos avançar. Muito já foi feito, mas precisamos avançar muito mais”.

Centro municipal de educação infantil - Ainda durante a reunião plenária virtual desta segunda-feira, a  vereadora Ana Lúcia ressaltou o requerimento número7907/2021, de sua autoria, que pede ao prefeito João Campos (PSB) a autorização da construção de um centro municipal de educação infantil no conjunto habitacional Encanta Moça, no antigo aeroclube, no bairro do Pina.

Na ocasião, a parlamentar destacou que o bairro do Pina e redondezas precisam de mais unidades de educação infantil. "A gente sabe que naquele terreno não cabem muitos equipamentos e estão sendo construídos 1.200 apartamentos, mas cabe um centro municipal de educação infantil que seja referência no Recife. Existe um déficit muito grande na oferta da educação infantil naquela comunidade. Hoje, o bairro do Pina conta com apenas duas unidades de ensino que operam exclusivamente com educação infantil: a Creche Municipal Novo Pina e o Centro de Educação Infantil Bernardo Wanli". 

 Em 23.08.21