Andreza Romero ressalta 15 anos da lei Maria da Penha
De acordo com a vereadora, mesmo considerando que a Lei Maria da Penha seja um instrumento efetivo no enfrentamento à violência doméstica e familiar, "é impossível desviar o olhar do drama que é ser mulher no Brasil, um país que se torna cada vez mais omisso com as nossas vidas", afirmou.
Ela destacou que a educação cidadã, livre de preconceitos e do machismo é a forma de se contruir um lugar melhor para as mulheres viverem. "Ser mulher no Brasil é um processo doloroso, que exige de nós uma luta constante, incansável, resistente, tão concreta e dura quanto as mazelas que nos afetam diariamente", lamentou. Disse também que não importa onde a violência seja praticada - se no Brasil ou no Afeganistão, “nenhuma violência em nenhum lugar do mundo pode ser tolerada”.
Além da Lei Maria da Penha, Andreza Romero ressaltou, políticas públicas que fazem a diferença. Ela comentou a visita que fez com as vereadoras Cida Pedrosa (PCdoB), Dani Portela (PSOL) e Natália de Menudo (PSB) ao Centro de Referência Clarice Lispector, no bairro de Santo Amaro. "Fomos conhecer as novas instalações desse importante lugar de acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica. Parabenizo as secretárias Glauce, Jana e a todas que desempenham este trabalho. Parabenizo também o prefeito João Campos por essa política de enfrentamento à violência”.
Ao final do discurso, a parlamentar fez um apelo à Secretaria de Defesa Social em relação aos requerimentos de sua autoria sobre o abandono de animais. Ela disse que alguns requerimentos aprovados na Casa tratam do pedido de reforço na segurança e instalação de câmeras de videomonitoramento em alguns bairros. "Venho recebendo muitos relatos de abandono frequente de animais em locais específicos da cidade. É uma prática não dizer o nome de um ponto de abandono, mas estou à disposição da Secretaria para ajudar a identificar esses locais".
Em 24.08.21