Aniversário do site LeiaJá é comemorado em reunião solene
A solenidade virtual começou às 15h10 com a execução do Hino Nacional. O vereador Samuel Salazar (MDB) presidiu a reunião e formou a mesa de homenageados com o professor e editor-chefe do portal de notícias, Eduardo Cavalcanti; o chefe de Redação, Pedro Oliveira; a editora de Política, Thabata Alves; e o editor de Carreiras e Educação, Nathan Santos. Salazar afirmou que a plataforma está sintonizada com o novo momento e com os avanços tecnológicos. “Ela surgiu totalmente virtual e somente depois é que outros veículos vieram a copiar a proposta. Está de acordo com os avanços que a população pernambucana está vivendo”, afirmou. Em seguida, ele franqueou a palavra ao vereador autor do requerimento, Tadeu Calheiros, que fez uso da tribuna virtual.
“O LeiaJá fez ontem dez anos e foi pioneiro em Pernambuco, na produção virtual. Usa a ferramenta da internet e todos os demais veículos também a utilizam. A plataforma foi pioneira, ainda, em lançar um canal de televisão via web, no Estado”, disse o vereador Tadeu Calheiros. Ele ressaltou que 10 anos de existência é uma marca importante, pois mostra “a consolidação do mercado de comunicação no nosso Estado. É um trabalho sério, de credibilidade. São mais de 1 milhão de artigos publicados e mais de 1 bilhão de visualizações”. Os números, disse ele, impressionam e o resultado desse trabalho é que o site já recebeu 25 indicações a premiações jornalísticas, tendo vencido 14 dessas.
Após o discurso, o vereador entregou uma placa comemorativa do aniversário ao editor-chefe do LeiaJá, Eduardo Cavalcanti. Na sequência, Cavalcanti fez o discurso de agradecimento. Ele lembrou parte da trajetória do LeiaJá até o momento. “O portal passou por muita coisa, acompanhou o desenvolvimento da cidade, do Estado, várias mudanças, principalmente no meio digital, que foi onde surgiu 100%, nunca tivemos veículos no ambiente tradicional. O portal surgiu de uma ideia de três empreendedores que montaram esse projeto e que hoje caminha graças à equipe que forma o LeiaJá. Muito mais importante do que tecnologia ou qualquer infraestrutura, é a capacidade e responsabilidade das pessoas que fazem parte desse portal”.
A dificuldade com a concorrência, de acordo com Eduardo Cavalcanti, está na circulação de “milhares de fake news e coisas que podem atrapalhar a boa caminhada na sociedade. Nesses 10 anos, porém, não tivemos problemas no que se refere ao jornalismo sério, comprometido com a verdade”, assegurou.
O editor-chefe do LeiaJá também anunciou que, em comemoração aos 10 anos, o portal vai lançar uma premiação em dinheiro. “Nesse tempo a imprensa viveu um grande problema, passou por dificuldades financeiras, como toda a sociedade. Em comemoração a esses 10 anos, no entanto, o portal vai lançar uma premiação em dinheiro para reconhecer os estudantes de Comunicação Social e de Jornalismo que produzirem reportagens ao longo deste próximo semestre”, informou. Ele agradeceu a cada jornalista que fez parte da redação do LeiaJá nesta década de trabalho. “Agradeço, ainda, a cada um dos que já passaram por ela". Também agradeceu à Câmara do Recife pela homenagem, aos vereadores e em especial a Tadeu Calheiros. A solenidade foi encerrada com o Hino do Recife.
Em 16.08.2021.