Câmara aprova nome de Luiz Albacora para centro de esportes em Santo Amaro

“Um sacerdote das causas comunitárias, um homem que dava a vida em favor do povo”. Foi assim que o vereador Luiz Eustáquio (PSB) definiu o líder comunitário Luiz Albacora, falecido em 2011. Na reunião plenária remota desta terça-feira (24), o parlamentar defendeu o projeto de lei número 148/2020, de sua autoria, que visa a denominar como “Centro de Esportes e Lazer Luiz Albacora” um equipamento público localizado no bairro de Santo Amaro, onde o homenageado atuava. A proposta foi aprovada em primeira discussão pelos vereadores da Casa de José Mariano.

Em seu discurso, Eustáquio destacou a participação de Albacora em um projeto denominado Ponte do Maduro, que qualificou habitações de Santo Amaro.  "Todas as casas ali eram de madeira e palha e ele conseguiu fazer uma grande mudança. Ele ajudou pessoas a terem suas casas de alvenaria, e uma dessas pessoas foi a minha mãe. Luiz Albacora era um líder político respeitado. Foi candidato a vereador e por pouco não chegou a esta Casa. Mas nunca deixou de ser um vereador no afetivo popular ali do bairro de Santo Amaro, cuidando de pessoas, lutando em favor da comunidade”.

Segundo o parlamentar, a implantação de uma área para a prática de esportes era um sonho que Albacora não viu ser concretizado, mas que foi realizado posteriormente. “Esse lutador tinha o desejo que na avenida Agamenon Magalhães pudesse ser feita uma quadra e uma praça no canteiro junto à rua Nova Londrina. Infelizmente, não chegou a ver isso. Mas seus filhos hoje estão vendo e seus netos e bisnetos estão usufruindo. Na história e no coração das pessoas já estão marcadas a sua luta e a sua história”.

Em um aparte, o vereador Osmar Ricardo (PT) demonstrou apoio à proposição do colega. “É uma homenagem justa ao companheiro Luiz Albacora, que dedicou sua vida toda ao bairro de Santo Amaro. Ele fez uma luta incansável em defesa da moradia e o legado dele vai ficar na memória do povo de Santo Amaro. É importante lembrar das pessoas. É um companheiro que, de fato, prestou um serviço à comunidade”.

Em 24.08.2021