Cida Pedrosa comenta projeto que homenageia livreiro Tarcísio Pereira
O projeto foi aprovado em primeira discussão nesta segunda-feira “Tarcísio Pereira foi um livreiro importante para a nossa cidade. Era uma pessoa ligada à leitura e à construção de uma política do livro e da leitura na nossa cidade. Dar seu nome a uma biblioteca é uma honraria para todos aqueles que lutam por uma cidade leitora”, explicou Pedrosa.
Anteriormente, a vereadora havia apresentado um projeto que modificava o nome da rua Sete de Setembro, na região central do Recife, para homenagear o livreiro falecido em janeiro deste ano. A homenagem fazia sentido, já que era lá que até 2000 funcionava a Livro 7, fundada por Pereira em 1970. “Depois, recebi algumas críticas públicas que achei procedentes. E cheguei à conclusão de que não devemos mudar os nomes dos logradouros públicos que têm uma relação de memória com a sociedade, a não ser que tenham o nome de torturadores, de pessoas que tenham feito um mal à sociedade. Voltei atrás e propus esse projeto da biblioteca”, acrescentou.
Cida Pedrosa disse que vai levar adiante a posição que tomou em prol dos tradicionais nomes de logradouros e instituições públicas do Recife. “Coloco isso porque tenho votado, nas comissões, contra a mudança de nomes de ruas. Estou convencida de que a memória da cidade não deve ser mudada”.
Autor do projeto de lei nº 300/2021, que visa a proteger a nomenclatura das vias e logradouros recifenses, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) teceu elogios à colega. “Queria lhe parabenizar. Fui um dos que criticou e fiz uma audiência pública para tentar coibir a mudança de nomes de ruas. Cheguei a conversar com Vossa Excelência. Foi uma conversa, como sempre, muito produtiva – até porque é uma justíssima homenagem. E a senhora, com muita sabedoria, mudou a opinião e modificou a homenagem, que ficou ainda mais pertinente. Como a senhora, votarei contra as mudanças de nomes de ruas”.
Em 30.08.2021