Cida Pedrosa defende ex-presidente Lula

A visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Recife no último fim de semana foi tema de discussão da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) na reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife, desta terça-feira (17). A parlamentar comentou que o ex-chefe de Estado saiu da presidência com 85% de aprovação, "e trouxe um equilíbrio para Pernambuco, o que a gente chama de pleno emprego". Cida defendeu a conversa de Lula com o governador Paulo Câmara (PSB) e com o prefeito João Campos (PSB) como uma atitude de democratas.

"O nosso governador e o nosso prefeito receberam um ex-chefe de Estado porque são democratas, e democratas conversam, recebem. Gostaria de colocar que é calúnia, injúria e difamação, o ex-presidente Lula não foi condenado. A decisão não foi monocrática", assegurou, em resposta ao vereador Alcides Cardoso (DEM), que antecedeu a sua fala. 

Pedrosa ressaltou, ainda, que candidaturas são construídas através de escuta da população e, por isso, Lula está fazendo "uma caravana da democracia", para receber pessoas. "Política se faz assim. Não se faz dentro de quartéis, não se faz com fake news, com injúrias, difamação.  Se faz com atos concretos", assegurou.

A vereadora lembrou que os direitos políticos do ex-presidente Lula foram restabelecidos após falta de provas para sua condenação. "Ele não deve nada, foi investigado em 15 processos e as condenações que recebeu em primeira e segunda instância foram anuladas. Ele pode concorrer a qualquer pleito. Têm juízes que são parciais feito [Sérgio} Moro, e isso quem disse foi o STF [Supremo Tribunal Federal]". 

Ela citou a foto do ex-presidente em visita ao assentamento Che Guevara, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na cidade de Moreno, na Região Metropolitana do Recife. "A gente tem postada a foto do presidente Lula no meio de um assentamento cheio de verduras, cercado por farturas promovidas pelo MST.  Quando a direita sobe ao poder, persegue aqueles que são capazes de botar comida na nossa mesa, diariamente, com a agricultura familiar, que foi extremamente apoiada pelo governo Lula e morre à míngua do governo Bolsonaro, que apoia o agronegócio e grandes empresários". 

Em 17.08.21