Cida Pedrosa discute requerimentos de sua autoria
Cida Pedrosa contou ser de família de médicos e médicas veterinárias e o voto de aplausos também ressalta uma relação afetiva com a classe. "O meu irmão Ermínio, que agora está no céu, era um dos veterinários práticos - pessoas leigas que utilizavam a prática veterinária nas pequenas cidades. A categoria faz aniversário no dia 9 de setembro. Este voto de aplauso um mês antes, se dá porque a gente quer fazer várias coisas durante esse mês para chegar junto da categoria que é absolutamente importante nesse momento de pandemia da covid-19. São eles quem fazem o controle de zoonoses, por exemplo. Também fazem a fiscalização das carnes que saem das empresas que criam frango", explicou a parlamentar sobre o primeiro requerimento discutido, o de número 7346/2021.
Já o outro, de número 7396/2021 concede o voto de aplausos a Fabiana Moraes e Moacir dos Anjos e marca a reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, que acontecerá do dia 31 de julho até 3 de outubro, em São Paulo. "São dois recifenses, artistas, pesquisadores, doutores, estudiosos, que são responsáveis pela assinatura da exposição da reabertura do Museu da Língua Portuguesa. A gente sabe que, infelizmente, o Museu sofreu um incêndio anos atrás e teve as portas reabertas no final de julho deste ano. Para o nosso orgulho, a exposição que dá abertura ao Museu é assinada com curadoria de Fabiana Moraes, professora da UFPE, que tem vários livros publicados; e Moacir dos anjos, pesquisador da Fundaj, já foi diretor do Museu de Arte Moderna do Recife e curador de uma das bienais, que é o maior evento de artes visuais da América Latina", congratulou.
Melhorias no Jardim Botânico e apoio jurídico a mulheres vítimas de violência – Em outro momento da discussão, Cida Pedrosa voltou à tribuna virtual para tratar de outros três requerimentos. Dois deles dizem respeito ao Jardim Botânico do Recife, enquanto o último trata do funcionamento do Centro de Referência Clarice Lispector (CRCL).
Pedrosa disse ter visitado o Jardim Botânico no último domingo (8) e constatado a necessidade de realizar alguns reparos. No requerimento nº 7344/2021, a parlamentar pede a reforma da sede da Brigada Ambiental da Guarda Municipal, localizada dentro do equipamento de lazer e educação. "A nossa Guarda Municipal tem guarnições especializadas e uma delas é a Brigada Ambiental. A sede deles está com muitos problemas de infiltração".
Já no requerimento nº 7345/2021, a vereadora pede a reforma do Orquidário do Jardim, bem como do lago do seu entorno. No discurso, ela ainda falou da necessidade de promover reparos no Jardim Sensorial, outro espaço do Jardim Botânico. "O secretário Carlos Ribeiro já me informou que estão em processo de contratação de reforma. Mas vimos que também precisa de atenção o jardim sensorial, onde pessoas com deficiência visual podem ter uma relação direta com a natureza a partir do cheiro, do tato e até dos sabores".
No requerimento nº 7348/2021, Cida Pedrosa pede que o CRCL apoie juridicamente mulheres em casos de violência patrimonial de bens imóveis. “O que acontece hoje no atendimento é que a parte cível, como a pensão alimentícia, vai para a Defensoria Pública. Mas precisamos dar um trato diferenciado nessas questões quando elas vêm de violência patrimonial”.
Em um aparte, a vereadora Dani Portela (PSOL) também se pronunciou sobre o problema da violência patrimonial. “A lei Maria da Penha avança porque sai da perspectiva apenas de violência física e estende para outras violências, como o estupro conjugal e as violências psicológica e patrimonial. É constante escutar relatos de mulheres que são impedidas de trabalhar pelos seus companheiros e parceiros, ou convencidas de que o melhor seria abrir mão de sua profissão. Em alguns casos mais graves, as mulheres trabalham, mas passam os seus salários para os seus companheiros controlarem. Enfrentar violência material é dar, também, condições para que essas mulheres tenham trabalho e renda”.
Em 10.08.2021