Cida Pedrosa exalta o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

A data 29 de agosto refere-se ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, criado por ativistas lésbicas brasileiras e dedicada à data em que aconteceu o 1º Seminário Nacional de Lésbicas - Senale, em 29 de agosto de 1996. A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife transmitida via internet, recordou a homenagem nesta segunda-feira (30).

“Foi necessário estabelecer um Dia Nacional da Visibilidade Lésbica porque fala-se tanto alegando que são tantas letras (o LGBTQIA+) e não entendem exatamente os seus significados. É preciso afirmar a luta dos diferentes. Antes diziam que todo mundo era gay ou homossexual e não colocavam a nomenclatura correta. E as mulheres sofrem muito duplamente: porque são mulheres e por serem lésbicas”.

Cida Pedrosa lamentou que o "estupro corretivo" aconteça ainda em pleno século 21, com a intenção de que mulheres deixem de assumir a sua condição sexual. “Muitos homens, frutos desse patriarcado e de uma mente criminosa, estupram mulheres lésbicas por assim entenderem que, ao estuprarem, elas iriam gostar de homens. Porque o machismo age assim. No entanto, ser lésbica é uma questão de orientação e deve ser respeitada. Devemos respeitar todas as pessoas”.

A vereadora ressaltou que foi ao Centro de Referência LGBT da Prefeitura para entregar o voto de aplauso ao órgão e que irá apresentar um projeto para denominar o nome de uma rua em homenagem a uma ativista lésbica. “Na última sexta-feira, fui entregar no Centro de Referência LGBT da Prefeitura o nosso voto de aplausos concedido pela Câmara a partir de uma proposição que aplaudiu a política pública municipal de referência à população LGBTQIA+. E quero informar que entramos com um projeto de lei propondo que uma rua seja chamada Meiry Lúcia Mesquita, uma das visionárias e principais vozes do movimento de lésbicas e bissexuais. Era professora, doutora, e morreu precocemente. Que a gente lute irmãmente contra a LGBTQIA+ fobia, contra a lesbofobia. Então, um viva para o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica”.

Em 30.08. 2021