Comissão de Educação retoma atividades neste segundo semestre

Retomando os trabalhos neste segundo semestre, a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes reuniu-se na tarde desta terça-feira (3) para analisar projetos de lei de autoria de diversos parlamentares. Estiveram acompanhando os trabalhos virtualmente, a presidente do colegiado, Ana Lúcia (Republicanos), Hélio Guabiraba (PSB) e Cida Pedrosa (PCdoB).

O vereador Hélio Guabiraba emitiu pareceres pela aprovação  ao projeto  número 171/2021 que modifica a denominação da Rua Estrada do Bongi, situada no município do Recife, para “Rua Estrada do Bongi Governador Eduardo Campos”, numa iniciativa da vereadora Natália de Menudo (PSB). “A denominação de uma rua no Recife trata-se de uma homenagem justa considerando a importância que Eduardo Campos teve para o Recife, para Pernambuco e para o Brasil”, justificou Natália de Menudo.  

O segundo projeto que recebeu parecer pela aprovação foi o de número 195/2021, de autoria do vereador Aderaldo Pinto (PSB), que denomina “Campo do Bueirão Mauricio Antônio de Assis” o campo de várzea situado no bairro da Torre, no Recife. A área fica localizada entre as ruas Zilda S. de Santana, Antônio de Pádua Moury Fernandes e José de Holanda, na comunidade da Vila Santa Luzia no Bairro da Torre.

Em 1987, Mauricio Antônio de Assis fundou o time de futebol Brasileirinho e, dois anos depois (12/10/1989), surgiu a Escolinha de Futebol Vila Santa Luzia - Pelotas. "Mais que um simples time de várzea, o Pelotas da Torre se tornou - nesses 32 anos - uma porta aberta que vem possibilitando a realização de crianças e jovens da comunidade a ingressar no mundo do futebol, através das categorias de base, à época, o Infantil e o juvenil", afirmou Aderaldo Pinto na justificativa do projeto de lei. “Muito além de dar oportunidade às crianças e jovens da comunidade da Torre, através da prática do futebol, o trabalho voluntário e incessante de Maurício do Pelotas tem uma ressonância que extrapola às quatro linhas do Campo do Bueirão”, explicou.   

Após as análises, a Comissão distribuiu cinco proposições para análises e emissão de pareceres: a 227/2021, de Michele Collins (PP) que torna obrigatória a realização da celebração do “Dia dos Pais” e do “Dia das Mães” nas creches e escolas públicas e privadas do município do Recife. A relatoria ficou com Cida Pedrosa. A de número 228/2021, de autoria de Michele Collins, institui atividades de soletração nas escolas públicas do Recife. A vereadora Ana Lúcia será a relatora. O 229/2021, também da mesma autora, dispõe sobre a realização de seminário, com foco na conscientização socioambiental, no âmbito da Rede de Ensino do Recife. Cida Pedrosa ficou com a relatoria.  O 235/2021, de Cida Pedrosa, institui a obrigatoriedade de contratação paritária de gênero para artistas individuais nos Ciclos Festivos do Recife. Hélio Guabiraba será o relator da matéria. A última proposição distribuída foi a de Andreza Romero (PP), número 240/2021, que torna obrigatória a inclusão de disciplinas que contenham noções de Educação Ambiental e de Crimes Ambientais nos cursos de formação da Guarda Municipal do Recife. Cida Pedrosa será a relatora.

Concluindo o encontro, a vereadora Cida Pedrosa informou sobre a audiência pública que será promovida pelo colegiado, na  próxima quinta-feira,  dia 5, às 15h, para discutir a questão dos equipamentos culturais do Recife.  “A Comissão de Educação foi procurada pelo Porto Digital para captar recursos da iniciativa privada e entendemos que precisávamos ampliar o tema onde debatêssemos como são geridos os equipamentos de cultura de nossa cidade. Esse encontro também contou com a participação dos músicos da Orquestra Sinfônica do Recife. Faremos uma audiência pública com as pastas responsáveis da Prefeitura e gostaríamos de convocar também os servidores do Teatro Santa Isabel, os da Sinfônica e da Secretaria da Cultura para ouvirmos as partes. “Vai ser um debate de grande importância para a cultura da nossa cidade”, completou Hélio Guabiraba.   

Em 03.08.21