Em reunião pública, Liana Cirne presta reconhecimento a profissionais da advocacia

Na última quarta-feira (11), foi celebrado o Dia da Advogada e do Advogado. Para marcar a data, a Câmara do Recife promoveu uma reunião pública nesta quinta-feira (12), com a presença de profissionais e representantes de entidades do setor, além de membros dos principais cursos de Direito da capital. A iniciativa do evento partiu do mandato da vereadora Liana Cirne (PT).

Professora da Faculdade de Direito do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Cirne deu início à reunião pública ressaltando a necessidade de reconhecer os profissionais da advocacia em tempos de desmonte de direitos. “Nossa profissão tem passado por desafio hercúleos. E sempre foi da nossa profissão erguer a voz contra as injustiças. Nós, que temos lutado pela preservação dos direitos fundamentais e da democracia, sabemos do peso da responsabilidade que nos foi incumbida”, disse. “Por trabalhar muitas vezes sem reconhecimento, por sermos heróis e heroínas invisíveis e ficarmos por trás das lutas, entendemos que era necessário o reconhecimento às pessoas que têm lutado à frente nas instituições de ensino, na militância cotidiana da advocacia, e em associações”.

Ao longo do evento, foram celebrados profissionais do ensino de Direito em Pernambuco e entidades como a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), além de diversas advogadas e advogados, que serão homenageados com votos de aplauso (veja a lista completa abaixo).

Integrante da ABJD, a professora e advogada Yanne Teles salientou que os profissionais da advocacia têm desempenhado um papel ainda mais relevante na conjuntura atual do País. “Tenho um grande prazer e felicidade de poder ajudar as lutas que entendo como justas, sociais e fraternas. Nos últimos anos, estamos precisando acordar e dormir preocupadas, com muito trabalho. Mas estamos com saúde e condições para enfrentar tudo isso”.

Professora da Universidade Católica de Pernambuco e coordenadora do Grupo Frida de Gênero e Diversidade, Carolina Ferraz deu um depoimento sobre os desafios da advocacia na atualidade. “A luta tem exigido de cada um e de cada uma de nós nacos da nossa alma. Tem sido uma luta tanto por sobrevivência como para que permaneçamos esperançosos. Viver no país em que vivemos atualmente é um desafio e um exercício de resistência, porque tudo vem de encontro a códigos e princípios como o Estado Democrático de Direito”.

Gustavo Ferreira Santos foi anunciado como um aguerrido defensor da democracia e dos direitos fundamentais e agradeceu tanto o voto de aplauso quanto pela inclusão nas homenagens. “Essa data tem duplo sentido e importância para mim. Não só pela homenagem em si, como também pela lembrança do aniversário dos cursos jurídicos no Brasil”. Ele lembrou que o atual momento é de crise da democracia e do estado democrático de direito e que as pessoas que defendem o sistema democrático serão reconhecidas como militantes da resistência política. O profissional da advocacia, acrescentou, tem fundamental importância na defesa dos direitos individuais.

A professora e autora de livros sobre a judicialização na política Flávia Santiago Lima foi a última a fazer saudação. “O Brasil depositou muitas esperanças e expectativas nos nossos projetos de construção da democracia nacional. E temos sim essa responsabilidade. O momento que estamos vivendo mostra a necessidade de reconstrução de nossa cidadania através do debate público e do trabalho nos três níveis do Legislativo, na promoção do diálogo. Somente através do Legislativo teremos condições de construir algo, um estado democrático de direito. Foi isso que desde o início o Brasil confiou a nós”.

 

Participantes da reunião pública sobre o Dia da Advogada e do Advogado

Andréa Campos, professora e escritora da área do direito

Carolina Ferraz, professora da Unicap e coordenadora do Grupo Frida de Gênero e Diversidade

Cláudio Ferreira, advogado e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PE

Fabiana Leite, advogada e presidenta da Comissão da Mulher Advogada OAB-PE

Fernanda Resende, professora e advogada

Flávia Santiago Lima, professora e autora de livros sobre a judicialização na política

Flora Oliveira, professora e advogada

Gisele Belo, professora de direito com atuação na área de direitos humanos

Gustavo Ferreira Santos, advogado

Juliana Teixeira Esteves, professora do direito do trabalho e autora de estudo na área de renda básica

Maria Augusta, professora e autora na área de direito ambiental

Manuela Alves, advogada do grupo Leões do Norte e presidenta da Comissão da Igualdade Racial da OAB-PE

Monica Resende, advogada e membro da Associação Brasileira de Advogados pela Democracia

Yanne Teles, professora, advogada e integrante da ABJD

 

Em 12.08.2021