Câmara do Recife lança Frente em Defesa da Educação Pública de Qualidade

Por iniciativa da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), foi realizada, na manhã desta quarta-feira (11), uma reunião pública com o objetivo de lançar a Frente Parlamentar em Defesa da Educação Pública de Qualidade no Recife. Parlamentares e educadores participaram do lançamento, via videoconferência.

A vereadora Ana Lúcia, presidente do colegiado, anunciou a composição da Frente. Participarão os vereadores Marco Aurélio Filho (PRTB), Felipe Alecrim (PSC), Dani Portela (PSOL), Eriberto Rafael (PP), Osmar Ricardo (PT), Rinaldo Junior (PSB) e Renato Antunes (PSC).

A Frente Parlamentar em Defesa da Educação Pública Municipal de Qualidade na cidade do Recife foi instituída pela resolução nº 2738/2021, no âmbito da Câmara Municipal do Recife, aprovada em reunião plenária, por meio do projeto de resolução  número 6/2021, de autoria da vereadora Ana Lúcia e visa propor, discutir, incentivar, implementar e acompanhar políticas públicas voltadas à educação nas suas diversas formas no Recife.

A iniciativa objetiva, ainda, fiscalizar o bom funcionamento das escolas da rede municipal de ensino, com ações denominadas “Patrulha Escolar”. “ Infelizmente, temos nos deparado com diversas instituições de ensino que apresentam dificuldades para o funcionamento, devido às instalações precárias, à falta de material didático e à ausência de formação continuada dos trabalhadores da educação”, disse Ana Lúcia.

A professora da educação infantil, Mirtes Ramos, disse que o lançamento da Frente era muito significativo nos 100 anos de Paulo Freire. “E justamente estamos aqui e podemos falar em melhorias para a educação. Tenho 39 anos de sala de aula e é necessária uma educação pública de qualidade que vai desde a valorização do profissional, até o aprendendizado de jovens, crianças e idosos”.

O vereador Marco Aurélio Filho destacou que Ana Lúcia instalou acertadamente a Frente. “Isso mostra mais uma vez a sensibilidade que o Poder Legislativo tem. Estou muito feliz em poder participar da Frente”.  Rogério Morais, diretor Executivo do PIPA - Primeira Infância, Plantar Amor, ressaltou a Frente e a parceria no sentido de articulação entre o Executivo e Legislativo. “O monitoramento de qualidade é uma sugestão e que sejam observados a pedagogia e os planos de educação que estão em vigor”.  

A pluraridade da Frente foi exaltada pelo vereador Renato Antunes. "E quem ganha com essa diferença de ideias são os pais, alunos e professores. Sinto-me honrado em poder participar. Temos um desafio diante da pandemia, em relação ao retorno das aulas presenciais para que não haja nenhum prejuízo. Vamos conversar com pais, alunos e professores”.

O presidente do Conselho Municipal de Educação, professor Francisco Luiz, disse que o colegiado era necessário há muito tempo. “Trabalhar na educação nesses tempos envolve desafios muito maiores. Não podemos desprezar o lado afetivo da educação e o desafio do professor na sala de aula”. Já o vereador Felipe Alecrim destacou a alegria em poder participar do grupo. “Com o objetivo de propor políticas públicas, discutir e fiscalizar. É necessária a união de esforços para buscarmos promover uma educação de qualidade e que essa pandemia não agrave cada vez mais os problemas nas escolas”. 

A professora Cláudia Maranhão, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), disse ser conhecedora da rede pública de ensino e que a educação transforma vidas. “Conheço a rede pública de ensino, pois fui professora da rede. A creche é muito importante para a criança e sua família. O ensino muda a vida de todos nós, vim de uma família humilde e sabemos que todas as dificuldades atrapalham a vida do estudante. Outra questão valorosa é a verificação da remuneração dos professores, pois todos têm direito à qualidade de vida”.     

Diretora do Sindicato dos Servidores Públicos Civis do Estado de Pernambuco (Sindserpe), Lúcia Miranda, frisou que a Câmara Municipal do Recife era a Casa do povo. “Os parlamentares são representantes e acredito que nessa discussão estará sempre presente a valorização dos profissionais de educação. Sabemos que as melhorias passam pelos salários, melhores condições de trabalho e formas de como lidar com o momento que estamos vivenciando, que não é fácil. Estamos juntos com todos os vereadores para colaborar”.    

O valor da educação pública foi enaltecido pela vereadora Liana Cirne (PT). “Sou professora há 25 anos e oriunda da educação pública. Fiz mestrado e doutorado também na educação pública. No ano do centenário do professor Paulo freire esse é um grande desafio. Os ataques a ele, infelizmente, vêm de pessoas que não são afeitas à educação. É um lindo sacerdócio, mas temos que exigir condições e respeito pela educação”.  

O educador Paulo Freire e os desafios atuais foram temas da fala da professora Maria Luiza Alessio. “A educação pública de qualidade é o maior desafio. O sonho de Paulo Freire era uma sociedade justa e igualitária, e é por isso que ele incomoda muita gente. A falta de acesso à internet é um problema atualmente e levaremos tempo para recuperarmos o ensino, prejudicado diante da pandemia. A Frente é importante para que possamos cuidar em relação à educação de jovens e adultos”.

O vereador Osmar Ricardo parabenizou a vereadora Ana Lúcia pelo lançamento da Frente. “Hoje é o dia do estudante e é muito bom estarmos com pessoas conhecedoras da nossa rede, que sabem das demandas necessárias da nossa sociedade. Desejamos uma educação pública de qualidade para os nossos estudantes”.  

A vereadora Dani Portela ressaltou que a pandemia tem trazido consequências econômicas profundas e demonstrou preocupações. “Muitos professores não completaram a dose total da vacinação; 40% dos lares brasileiros têm, infelizmente, algum grau de deficiência alimentar. Escola é lugar de socialização, mas é local também de falar sobre deficiência alimentar.  Que a Frente tenha o compromisso de colocar a educação como mecanismo de transformar profundamente a sociedade”.     

A representante da Associação dos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil de Recife (Assadir), Roseane Paz, destacou o diálogo com todos os envolvidos com a educação. “Somos nós que conversamos com os pais e famílias. Que a Frente possa dialogar com a comunidade escolar porque estamos no dia a dia. O fortalecimento da rede de proteção das crianças e adolescentes e valorização profissional precisam ser debatidos. Precisamos do apoio dos vereadores no intuito de fomentar a luta pelo reconhecimento pedagógico”. 

O professor da Universidade Federal e Pernambuco, Jurandir Dias confessou estar satisfeito em poder participar do evento de lançamento. “Uma alegria em poder estar à disposição para fazer esse intercâmbio com a Câmara com o que é refletido na universidade, ou seja, a ciência. Semana passada estivemos com a Secretaria de Educação, numa parceria para a melhoria da nossa educação. Precisamos partilhar nossos saberes para a efetivação da nossa educação pública”.

O vereador Eriberto Rafael enalteceu a integração de pessoas que pensam em educação e citou o problema da evasão escolar. “Esse encontro irá engradencer o trabalho em nossa cidade. Estamos acompanhando com preocupação a evasão escolar, diante do retorno das aulas presenciais. Iremos fazer uma busca ativa desses alunos e a acolhida com os profissionais de educação que sofreram muito com a rotina nesse período. Nos preocupa, também, a recuperação pedagógica também”.

O vereador Rinaldo Junior disse que Ana Lúcia era conhecedora do que os alunos e professores passam e lembrou dos esforços do governo municipal. “O governo tem se esforçado muito.  Vimos o lançamento da escola da Mangabeira, com acessibilidade e que servirá como modelo de uma pedagogia de alta qualidade”.

O professor do IFPE, Victor Wanderley, lembrou da importância em discutir continuamente sobre o currículo pedagógico, principalmente com as novas metodologias de ensino. "Fiquei feliz em saber que a Frente pode se envolver com outros entes federativos. O projeto Maker, envolvendo equipamentos de ferramentas digitais, por exemplo, está sendo implementando em Ipojuca e podemos contribuir.  Se a gente quer um mundo mais humano, a gente precisa fazer por meio da educação.  A educação é para todos e, enquanto sociedade, que possamos permitir qual nível de educação cada um quer acessar”.       

Ao final do encontro, o vereador Marco Aurélio Filho citou encaminhamentos como a Frente poder apresentar-se formalmente ao Secretário de Educação e agendar atividades com o colegiado in loco para sentir as necessidades do Recife. “Muitas discussões foram feitas em relação à volta das aulas presenciais. Vamos observar o que está dando certo até para sugerir como medida para outras escolas”.  

Em 11.08.21