Liana Cirne analisa requerimento que pede retirada de palafitas do Pina
“Eu gostaria de convidar todos e todas para que pensássemos sobre essa questão que o vereador Alcides Cardoso nos trouxe com um outro olhar. Temos a oportunidade de nos posicionarmos historicamente contra uma das maiores violências que existem no mundo inteiro, e também em nossa cidade, chamada higienização. Higienização é um modelo de expulsão da população pobre de áreas nobres. Temos que pensar em soluções humanas e não higienistas. Não devemos deslocar essas famílias”.
Liana Cirne lembrou que existem linhas de estudo na Universidade Federal de Pernambuco sobre políticas de moradias. “Existe uma linha de pós-graduação muito respeitada e esse tema é estudado por professores renomados que buscam soluções democráticas justas e não higienistas. Recife é uma cidade que nos preocupa porque abriga um parque manguezal maior do mundo e foi violentado pela Via Mangue. É preciso haver um cuidado muito grande com a gentrificação, jogando os pobres para cada vez mais longe e deixar que as classes ricas ocupem. Temos que preservar a dignidade humana e nos debruçar em outra solução que não seja a remoção”.
No aparte, o vereador Alcides Cardoso ressaltou que as palafitas não possuem condições das famílias residirem. “Concordo em colocar as pessoas em locais próximos onde moram. Sabemos que tem os marisqueiros e as pessoas da pesca que vivem do seu sustento. Na época das eleições, fiquei chocado e emocionado com as crianças pedindo para sair da área. A palafita não é moradia. Sou contra as palafitas”.
Ao final do debate, o requerimento foi aprovado no plenário virtual da Casa.
Em 03.08.21