Liana Cirne apresenta requerimentos sobre LGBTQIA+ e mercados públicos
Os primeiros requerimentos destacados pela parlamentar foram direcionados a população LGBTQIA+. O de número 8425/2021, solicita a implementação de um programa de profissionalização; o de número 8440/2021, pede a criação de um programa de auxílio-aluguel e o de número 8441/2021, a implementação de um banco de cadastro para o mercado de trabalho a ser disponibilizado a empresas parceiras da Prefeitura.
Liana Cirne defendeu as propostas e frisou que há diferenças ideológicas na Casa, mas que não podem se configurar como campos antagônicos. " Faço questão de dizer que não estamos em campos antagônicos, estamos em campos complementares e eu lamento que as pessoas enxerguem esses campos como contraditórios: não são, eles se somam”, afirmou.
Parlamentares que a antecederam na tribuna, questionaram a necessidade de especificar tais requerimentos para a população LGBTQIA+, visto que as necessidades são semelhantes para a população de rua, por exemplo. “Já apresentei mais de 20 requerimentos para a população de rua e apresentei muito mais, inclusive com recortes específicos, como para as crianças em situação de rua. O princípio da igualdade não afasta as especificidades. O princípio da igualdade é um princípio que estipula proteção contra a discriminação negativa", explicou.
Liana Cirne destacou, ainda, que há muitos casos de pessoas LGBTQIA+ que foram expulsas de casa pelos seus parentes e, por isso, foram morar nas ruas. “Adolescentes lésbicas, jovens gays, pessoas trans que foram expulsas de casa por pais, mães, tios e tias que, na pandemia, começaram a sofrer agressões físicas estimuladas pela onda de neo fundamentalismo e intolerância que o nosso país tem sofrido".
Mercados públicos – Durante a reunião Ordinária, a vereadora Liana Cirne discutiu em bloco 41 requerimentos, de sua autoria, que pedem uma série de serviços e benfeitorias destinados aos mercados públicos da Encruzilhada, de Água Fria e de Afogados. Ela disse que as solicitaçõe são o resultado de blitz realizadas pelo seu mandato nestes espaços.
Ela começou elogiando o mercado público da Encruzilhada, onde afirmou ter encontrado um local agradável, limpo e com boa estrutura, recentemente reformado. “Um espaço muito bom, excelente, parabéns à Prefeitura”. No entanto, citou a necessidade da implantação da coleta seletiva de material reciclável, de um melhor bicicletário e da manutenção dos banheiros.
Já sobre o mercado público de Água Fria, a vereadora disse que encontrou “um estado de abandono completo, sem condições do permissionário trabalhar e do consumidor comprar”. Ela relatou inúmeros problemas. “Os banheiros são muito sujos, não têm descargas e provocam um cheiro insuportável no local. Os corredores são sujos com fezes de gatos e aves. Não há fiscalização, o que resulta numa desoganização das bancas. Faltam lâmpadas. Há um lixão do lado de fora”, lamentou.
Sobre o mercado público de Afogados, ela disse que o teto “está cheio de buracos”, o que traz muito transtorno em dias de chuva. Além disso, reclamou de água suja no chão e de esgoto escorrendo a céu aberto. “Peço a sensibiidade do prefeito para que coloque um olhar especial sobre os nossos mercados porque são nosso patrimônio e merecem ser respeitados, assim como os permissionários e os clientes”.
Em 24.08.21