Liana Cirne diz que PCR está há 500 dias sem pagar reajuste dos professores

Na reunião plenária de reabertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal do Recife, após o recesso parlamentar, a vereadora Liana Cirne (PT) falou sobre o atraso no pagamento do reajuste salarial dos professores da rede pública municipal. Segundo ela, no último sábado, 31 de julho, fez 500 dias que a Prefeitura do Recife não cumpre o que determina a Lei do Piso do Magistério.

O discurso da vereadora foi feito na reunião plenária, por meio virtual, na manhã desta segunda-feira (2). Ela ressaltou que o seu mandato vem mantendo o “atrasômetro”, que é um instrumento de ação política que conta os dias de atraso, por parte da Prefeitura do Recife, no cumprimento da lei federal que determina o reajuste salarial de professores. “O reajuste não é uma benesse, um privilégio, mas uma lei que deve ser cumprida. Entretanto, a Prefeitura entendeu por bem descumprir a lei”.

Liana Cirne informou que um requerimento de sua autoria, aprovado em plenário no semestre passado, na Câmara Municipal, pedia que a Prefeitura pagasse o reajuste salarial dos professores. “Mas, acabamos de receber a resposta da Prefeitura e ela foi uma negativa, com justificativas estapafúrdias”. A vereadora afirmou que vai ingressar com ação judicial para obrigar a Prefeitura a fazer o pagamento do reajuste, assim como a cumprir a Lei do Piso do Magistério.

A vereadora lamentou que a gestão esteja atrasando o reajuste salarial de “uma das categorias profissionais mais importante da sociedade civil, que é a do professor”. Sublinhou, ainda que esses profissionais “vêm sendo desafiados, cotidianamente, pela pandemia, como poucas categorias”. E questionou: “Qual e a primeira obrigação do poder público para com esses profissionais? A resposta é lógica, manter a dignidade deles, com o pagamento do reajsute do salário”.

Em 02.08.2021.