Luiz Eustáquio ressalta projeto de lei que denomina praça José Torquato Santiago

Na reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife desta terça-feira (31), o vereador Luiz Eustáquio (PSB) ressaltou o projeto de lei número 19/2020, de sua autoria, aprovado em primeira votação, que denomina José Torquato Santiago a praça situada na Agamenon Magalhães, próxima ao 13º Batalhão da Polícia Militar. Na ocasião, o parlamentar também discutiu requerimentos que tratam da nomeação de concursados e recursos da Zona Azul para a infraestrutura cicloviária da cidade.

Como justificativa do projeto de lei que denomina o nome da praça José Torquato Santiago - a praça situada na confluência da pista local da Agamenon Magalhães, do nº 4098 até o 13º batalhão da Polícia Militar - Eustáquio contou ter sido um pedido da Associação de Moradores da Ilha de Joaneiro, tendo em vista que Torquato foi "um grande líder político comunitário". "Ele chegou a ser candidato a vereador. Viveu na política junto de grandes nomes, como Miguel Arraes e Jarbas Vasconcelos. Foi um homem emblemático e assim será lembrado, com uma grande homenagem a esse líder comunitário que tanto fez na época".

Ele disse se tratar de um justo reconhecimento a um líder popular. "A gente costuma homenagear pessoas de grande envergadura e conhecida por grandes títulos, mas também temos na periferia pessoas com títulos, que é o de ser aquele ajudante do povo, a pessoa que se preocupa com o próximo e Torquato era essa pessoa. Peço que os vereadores possam aprovar esse projeto para que possamos fazer uma homenagem em toda aquela área construída a José Torquato", pediu. O projeto de lei foi aprovado em primeira votação no plenário virtual da Câmara do Recife.

Outro assunto debatido pelo parlamentar durante a reunião Ordinária da Casa, foi o requerimento de autoria de Fred Ferreira  (PSC) de número 8713/2021, que pede a viabilização de estudos para que os recursos arrecadados pela Zona Azul sejam revertidos para a política de infraestrutura cicloviária, com a ampliação de ciclofaixas, ciclorrotas e ciclovias.

Luiz Estáquio discutiu a importância da aprovação da medida para quem usa bicicleta. "Esse requerimento tem a ver com a discussão que acontece em Fortaleza, que hoje tem 350 quilômetros de ciclofaixas e ciclovias feito com o dinheiro da Zona Azul, dinheiro que é para ser colocado de volta no trânsito e direcionado. Tem tudo para dar certo e fazer da nossa cidade uma cidade mais sustentável, menos poluída, melhor para que as pessoas possam viver".

Ele lembrou que tem um projeto de lei semelhante que está tramitando na Casa, semelhante ao requerimento aprovado. "Diante disso, que colocamos aquele projeto e agora esse requerimento  que reforçam a ideia de garantir que pessoas que pedalam tenham mais segurança viária. O Recife arrecadou R$ 7 milhões no último ano a partir do pagamento da Zona Azul, e grande parte desse dinheiro é utilizada para custeio", afirmou. 

Arboviroses - O vereador Luiz Eustáquio  também discutiu o requerimento de sua autoria, o de número 8838/2021, que foi aprovado. Através dele, dirige indicação ao prefeito João Campos para nomear os aprovados que realizaram o curso de formação para os cargos de agentes de combate às endemias do concurso público número 001/2019 da Secretaria de Saúde do Recife.

“É urgente que haja essa contratação, pois 208 fizeram curso introdutório e estão aptos para começar a trabalhar”, disse Luiz Eustáquio. Segundo ele, a Secretaria de Saúde investiga 31 mortes por arboviroses e os números das doenças vêm aumentando. “Infelizmente a quantidade de agentes de saúde no Recife é insuficiente. Há cerca de 800 deles trabalhando com as arboviroses, mas cerca de 300 deles estão em cargos de chefias. O restante é que fica no dia a dia”, disse.

O vereador lembrou que os concursos são feitos para repor quadros e que isso precisa ser feito agora. “Este ano, o Recife já notificou 897 casos de dengues e 2.756 de chicungunha. Essa doença deixa sequelas, e muitas pessoas passam anos sofrendo porque perderam parte da mobilidade”. Segundo Luiz Eustáquio, os lugares mais atingidos pelas arboviroses na Zona Norte do Recife são Campina do Barreto, Água Fria e Bomba do Hemetério. Na Zona Sul, o Ibura.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) pediu um aparte. Ele parabenizou Luiz Eustáquio pelo requerimento e se colocou à disposição para contribuir na luta em favor da contratação dos agentes. “Já fizemos audiência pública sobre isso e a PCR disse que não pode abrir novas vagas por questões jurídicas. Mas as vacâncias precisam ser preenchidas”.

Em 31.08.21