Marco Aurélio Filho faz alerta sobre necessidade de manter cuidados sanitários

O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) fez um apelo para que os parlamentares da Câmara Municipal do Recife prossigam no trabalho de conscientizar a população de que o cenário da pandemia de covid-19 continua preocupante. Ele afirmou que os dados de Pernambuco e do Recife não são mais críticos como vinham sendo, porém, “é preciso que a população permaneça observando as orientações sanitárias e tomando as devidas precauções”.

Ele fez o alerta na reunião plenária virtual que a Câmara Municipal do Recife realizou nesta segunda-feira (9). “Eu me preocupo porque os bons índices que vêm sendo registrados atualmente em nossa cidade fizeram com que as pessoas se despreocupassem um pouco com as incidências do coronavírus. Mas, a pandemia continua forte. É tanto que em alguns países onde houve flexibilização social por causa dos bons índices, os governos tiveram que retroagir”, disse.

Nos países onde os números de covid-19 voltaram a crescer, segundo ele, os motivos se devem ao fato de que a população se esqueceu de manter as precauções sanitárias. “Por essa razão, fica o meu apelo para que esta Casa possa conscientizar a população da necessidade de se manter os cuidados”. No caso, ele citou o uso de máscaras, lavagem correta das mãos, uso de álcool gel e manter o distanciamento social, mesmo nos locais onde a convivência está permitida.

Marco Aurélio Filho ressaltou que está preocupado com bares e restaurantes onde as pessoas não observam os protocolos sanitários. Ele observou que está fazendo o alerta porque já está transitando, em algumas localidades do País, a variante delta do novo coronavírus. Ela é a mais contagiosa entre todas as cepas já sequenciadas pelos cientistas. De acordo com estudos, disse o parlamentar, a transmissibilidade dessa variante é 60% maior do que a cepa original do coronavírus, que teve origem na China. “E também há dados que dão conta de que ela é 1.200 vezes mais forte que outras variantes. Nós precisamos saber conviver com o vírus”, disse.


Em 09.08.2021.