Osmar Ricardo diz que servidores municipais podem fazer greve geral
Ele também lamentou que os servidores municipais, a partir deste mês, já estão recebendo, em seus proventos, um valor que corresponde a 1.8% a menos do que recebiam até então, devido ao aumento da alíquota da previdência municipal. “A situação dos servidores municipais, que já era difícil, com salários baixos, ficou ainda mais. A reforma da previdência, determinada pela gestão do prefeito João Campos complicou bastante a vida financeira dos servidores”.
De acordo com Osmar Ricardo as diversas categorias que compõem a base das secretarias da Prefeitura do Recife, empresas públicas e fundações, realizarão assembleia geral amanhã, de forma presencial, na Câmara Municipal, para definir os rumos do movimento sindical. O vereador não disse em que local da Câmara ou qual o horário dessa assembleia. “Mas, na ocasião, será debatido toda essa situação do servidor, pois não dá para esperar para iniciarmos o movimento no próximo ano, que será de eleição”.
Osmar Ricardo observou que o congelamento dos salários dos servidores segue determinação de um decreto do governo Federal. “O governo Federal congelou os salários dos servidores, nos três níveis, por causa da pandemia e a Prefeitura do Recife continua seguindo essa orientação. Seguindo essa lógica só vai haver reajuste no próximo ano. Mas os servidores querem um canal de debate aberto agora, para discutir os números e definir um percentual de reajuste. O prefeito precisa mudar as regras do debate político e ser aberto ao diálogo e definir o reajuste”, disse.
Em 02.08.2021.