Renato Antunes faz homenagem ao soldado na véspera do seu dia
O Dia do Soldado é comemorado anualmente em 25 de agosto e celebra a atividade exercida pelos soldados do Exército Brasileiro. “Hoje, portanto, é véspera de um dia especial, pois comemora todos aqueles que defendem a nossa Constituição”, disse. Ele lembrou que a data homenageia o marechal Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias, e que se tornou o patrono do Exército Brasileiro. “Para mim, é um prazer falar nesta tribuna sobre isso. Amanhã é dia de reverenciar Caxias”, ressaltou.
O parlamentar lembrou que, por oito anos, esteve nas fileiras do Exército, onde chegou a ocupar o posto de Oficial Temporário e Primeiro Tenente. “Para mim, foi motivo de grande honra poder usar a farda verde-oliva. O Exército Brasileiro tem grande importância na garantia da soberania da Nação, na preservação da independência dos poderes, na honra e cumprimento da Constituição e salvaguarda dos interesses nacionais”. Ele lembrou que o Exército Brasileiro nasceu no Monte dos Guararapes, no município de Jaboatão dos Guararapes. “Foi aqui que expulsamos o invasor estrangeiro”.
Renato Antunes disse também que “o patriotismo é um dos valores do Exército, que tem, entre outras qualidades, a capacidade de decidir, de assumir responsabilidades e que decide, mesmo quando há riscos de vidas”, acrescentou. Antunes lembrou, ainda, que o Exército tem grandes serviços prestados e que “está nas ruas, construindo BRs, a exemplo da que liga as capitais de João Pessoa (PB) a Natal (RN), além de muitas outras; realizando obras de infraestrutura, pavimentando, perfurando poços em lugares sem água, transpondo água, combatendo incêndios. Na pandemia da covid-19, os soldados estiveram na ponta da linha fazendo valer o lema "braço forte, mão amiga", com doação de sangue, fazendo desinfecção de ambientes e dando apoio médico e lojístico na Amazônia”.
Em 24.08.2021.