Renato Antunes parabeniza voto de aplausos do Provida e discute requerimentos
Na ocasião, Antunes destacou que era importante o reconhecimento, para “uma instituição que defende a vida". Ao exaltar o Movimento, que reúne diversas lideranças religiosas, o vereador também criticou o discursos de outros parlamentares, em momento anterior ao seu, na tribuna virtual.
"A democracia é plural, a gente respeita a pluralidade, mas a pluralidade deve ser sempre colocada à luz da verdade e nunca com fatos que não ocorreram e não foram provados. Isso é um acinte", afirmou o parlamentar. Ele se referiu ao caso de uma garota de dez anos que era estuprada pelo próprio tio e foi trazida a uma maternidade do Recife para praticar o aborto legal, no ano passado. Integrantes do Movimento Provida foram acusados de proferir palavras como "assassina" contra a garota, na porta da unidade de saúde.
Ele lembrou que estava no local, juntamente com outros parlamentares, mas foi acusado de participar de atos contra a garota. Ao ser julgado pelo Comissão de Ética da Câmara, foi absolvido. "A Comissão foi a fundo investigar e verificou a postura dos parlamentares sérios desta Casa, que foram, sim, chamados e como representantes legítimos foram verificar o que estava acontecendo". Ele reafirmou que em nenhum momento participou de atos contra a menina, "maior vítima desta história que merece todo o respeito, carinho e acolhimento de qualquer cidadão". Ele defendeu o voto de aplauso ao Movimento Provida-PE.
Vacinação - O vereador Renato Antunes também discutiu, durante a reunião, três requerimentos de autoria da vereadora Andreza Romero (PP), que tratam da exigência de vacinação contra a covid-19 aos vistantes do Recife. Renato Antunes se posicionou contrário aos três pleitos, no entanto as solicitações foram aprovadas em plenário.
Um dos requerimentos foi o de número 7995/2021, que dirige apelo ao procurador-geral do Estado, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, para determinar o desembarque de viajantes no Recife só com vacinação completa ou teste negativo da covid-19.
Os outros dois requerimentos, que também tem o mesmo teor, foram os seguintes: o de número 7996/2021, dirige indicação ao prefeito João Campos para determinar o desembarque de viajantes no Recife só com vacinação completa ou teste negativo da covid-19. Já o de número 7997/2021, faz apelo ao presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Fernando Cerqueira, para determinar o desembarque de viajantes no Recife só com vacinação completa ou teste negativo da covid-19.
“Votei contrário aos requerimentos, mas quero deixar claro que sou favorável à vacinação. Não sou negacionista e entendo que a vitória da pandemia se dará pela vacinação. Inclusive, precisamos de uma ampla política de marketing para a campanha de vacinação chegar na periferia do Recife. Mas, o fato é que não há como se exigir comprovante de vacina ou teste de covid-19 a todos os visitantes que chegam ao Recife”, disse.
O vereador justificou que a Justiça Federal, através do tribunal da quinta região, já se pronunciou sobre esta matéria no Ceará, derrubando uma liminar que tinha esse mesmo teor. O tribunal entendeu que não havia como exigir que os visitantes do Ceará apresentassem testagem ou vacinação contra a covid-19. O mesmo se aplica aqui”, disse.
Em 23,08.2021.