Renato Antunes pede criação da Frente Parlamentar do Plano de Drenagem

Na reunião plenária virtual que a Câmara Municipal do Recife realizou nesta terça-feira (10), o vereador Renato Antunes (PSC) pediu que seja pautada a votação em plenário do projeto de resolução número 22/2021, de sua autoria. Essa matéria institui a “Frente Parlamentar em Defesa do Plano de Drenagem do Recife”, no âmbito da Câmara Municipal. Ele disse que somente um plano competente vai direcionar o escoamento de águas para resolver os problemas da cidade em dias de chuva.

O presidente da Casa de José Mariano, vereador Romerinho Jatobá (PSB), informou que o projeto de resolução número 22/2021 ainda ainda cumpre prazo regimental e se encontra nas Comissões. Tão logo ele receba os pareceres, será trazido para votação em plenário. Renato Antunes se explicou: “Estou pedindo a votação desta frente parlamentar, porque acho que é importante agilizarmos as discussões sobre um plano de drenagem para esta cidade. Estou vindo neste momento do bairro do Ipsep, na Zona Sul, onde visitei várias famílias que estão sofrendo por causa das chuvas que vêm caindo. E a culpa dessa situação não é das chuvas, nem das autoridades, mas deve-se ao fato de que o Recife ter uma geografia que não favorece. Mas, nós não podemos ficar a mercê da sorte”, disse.

Renato Antunes explicou que a Frente em Defesa do Plano de Drenagem do Recife se propõe a dar ideias e sugestões para os técnicos da área. “O meu desejo é discutir tecnicamente essa questão e assim poder ajudar e atacar este problema”. Ele disse que a Lei Orçamentária do próximo ano já contemplará recursos para estudos no setor. “A água nunca deverá ser um problema para nós. Mas, saber onde ela escoa, sim, é nosso problema, Nós que temos que prever isso”, afirmou.

Ele acrescentou que o Recife não pode ficar gastando recursos com outros setores, tendo prioridades como a drenagem para ser resolvida. “Temos que gastar o dinheiro público nas áreas certas. O que não pode ocorrer é abrir o Diario Oficial e ver que, neste momento, houve contratação de quase R$ 800 mil para pintar a cidade.Ou que vamos gastar cerca de R$ 12 milhões para requalificar praças, neste momento em que enfrentamos esse drama”.


Em 10.08.2021.