Rinaldo Junior pede celeridade no andamento de projeto sobre carro-forte

A segurança de vigilantes de carro-forte e clientes de grandes centros de compra foi tema de discussão do vereador Rinaldo Junior (PSB) na Câmara do Recife nesta segunda-feira (30). Na reunião Ordinária, o parlamentar lembrou ter protocolado o projeto de lei Ordinária número 64/2019, que proíbe atividades de transporte de valores no interior de centros comerciais, shopping center e estabelecimentos durante o horário de atendimento ao público, e pediu celeridade no andamento da proposição.

"Quem de nós nunca teve medo de passar perto desses carros fortes?", questionou o parlamentar. "Aliás, sempre foi aconselhado a todos que, no momento de desembarque, ninguém ficasse próximo, já que os vigilantes carregam armamento pesado", completou. 

O discurso do vereador foi baseado num assalto a carro-forte que ocorreu na última sexta-feira (28), no Shopping Tacaruna. "No assalto, sofreram disparo o vigilante e um cliente do shopping. Todos nós temos medo de ficar perto desses carros, já que é muito tentador para a bandidagem um carro-forte cheio de dinheiro. Em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores de Vigilante de Carro-Forte, protocolamos o projeto de lei Ordinária 64/2019 que proíbe a circulação, embarque, desembarque e coleta de recursos nas instituições no período de atendimento ao público. Isso seria lógico para dar segurança aos lojistas, vigilantes e a todos os clientes dos principais centros de compra do município", ressaltou.  

Com a matéria em tramitação na Casa de José Mariano desde 2019, Rinaldo Junior pediu celeridade na apreciação da matéria para que ela possa ser votada em plenário. "O projeto já tem parecer pela aprovação da Comissão de Segurança da Casa; ele visa a segurança de todos que fazem parte do processo. O empresário desse setor não vai ter nenhum prejuízo, ele é quem tem o lucro e menor risco no segmento. O tema tem que ser discutido. Espero que nas próximas semanas ele (o projeto) seja pautado na Comissão de Legislação e Justiça e a gente consiga aprovar por unanimidade. Isso vai dar segurança ao povo recifense, ao trabalhador vigilante, ao lojista, porque os relatos que escutei e acompanhei pela imprensa mostram o desespero que clientes do shopping passaram", pediu. 

Em 30.08.2021