Rinaldo Júnior rebate críticas sobre reajuste do salário dos professores

O vereador Rinaldo Júnior (PSB) contestou as críticas feitas por parlamentares da Oposição de que a Prefeitura do Recife não paga o reajuste do piso do magistério aos professores da rede municipal de ensino. Na reunião plenária virtual, da Câmara Municipal do Recife, realizada nesta segunda-feira (9), ele garantiu que a atual gestão não descumpre a lei federal número 11.738/2008, que é a legislação que institui o Piso Salarial Nacional do Magistério.

“A Prefeitura do Recife paga rigorosamente em dia e não descumpre a lei 11.738/2008, como alguns querem que pareça ser. Todos os parlamentares desta Casa sabem que o Governo Federal impediu o reajuste de servidores públicos, nos três níveis, o que inclui os professores, durante toda a pandemia. Esse é o motivo pelo qual não pode reajustar o salário deles”, afirmou Rinaldo Júnior.  Ele acrescentou que estava fazendo o discurso sobre o tema “porque esse é um assunto do interesse de todos” e para “colocar os pingos nos is” porque o tema, ocasionalmente, é tratado no plenário virtual da Câmara.

O vereador assegurou que a gestão não só está cumprindo a lei como também vem pagando acima do que estabelece o Piso Nacional da categoria. “Na rede municipal do Recife nenhum professor recebe menos do que R$ 3.860 por 40 horas aula semanais. E nenhum recebe menos que o piso. Da forma como o tema é tratado, fica parecendo que a Prefeitura não cumpre a lei. O próprio Governo Federal não reajustou o piso nacional da categoria. A Cidade do Recife tem sim compromisso com os professores e as mesas de negociação continuam abertas para o diálogo”.

Em 09.08.2021.