Tadeu Calheiros comemora Dia Mundial da Amamentação

Na volta das atividades legislativas na Câmara do Recife nesta segunda-feira (2), o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) lembrou, na reunião Ordinária, do Dia Mundial da Amamentação, que acontece todo dia 1º de agosto no mundo inteiro. O parlamentar contou, ainda, que participou in loco da volta às aulas da rede pública do Recife. "A gente vem desde o início do mandato lutando para que aconteça [a volta às aulas] dentro da máxima segurança possível, trazendo um ambiente seguro para professores, alunos e funcionários".

Em relação ao Dia Mundial da Amamentação, Calheiros afirmou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) indica o leite materno como principal alimento para os bebês de 0 a 6 meses. "O Agosto Dourado é para lembrar a importância da amamentação. Existe lei federal para trazer uma maior intensificação de ações e a OMS recomenda uma campanha mundial. É um dever de todos nós compartilhar essa informação para incentivar a amamentação". 

O parlamentar lembrou que agosto também tem outras datas para comemorar. "Ainda nesses meses multicoloridos, temos que fazer alusão ao Agosto Azul e Vermelho, excelente campanha da sociedade de angiologia e cirurgia vascular, que chama atenção para doenças vasculares como trombose e varizes. Segundo a OMS, os problemas cardiovasculares oriundos de depósito de gordura nas artérias são grandes causas de mortalidade no mundo inteiro e no Brasil não é diferente. A campanha é para alertar sobre essas doenças e a necessidade de uma vida de prática de atividades físicas, alimentação saudável e acompanhamento com especialistas, rotineiramente, para fazer o check-up e poder estar com a saúde mais resguardada", explicou. 

Ao contar que acompanhou de perto a volta das aulas presenciais no Recife, Tadeu  Calheiros explicou que o Brasil foi o país que ficou mais tempo com as escolas fechadas em decorrência da covid-19.  Pude fazer uma vistoria, ter proposições para melhoramentos, mas está tudo fluindo dentro de um bom cuidado. Fomos juntos com a Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, da Câmara do Recife, fiscalizar determinadas escolas. Fizemos questão de protocolar na Casa a necessidade da testagem de alunos e professores, solicitando que o resultado saia em até 24 horas. Isso vai permitir que caso um professor tenha mal estar, seja suspeita de covid e teste negativo, ele possa voltar à sala de aula. Caso seja testado positivo, que todos os cuidados sejam tomados, aumentando ainda mais a segurança no retorno à sala de aula", elucidou. 

Em 02.08.21