Tadeu Calheiros parabeniza requerimento sobre nomeação de agentes de combate às endemias
Tadeu Calheiros lembrou de outros requerimentos, de autoria de diversos parlamentares, sobre a nomeação dos agentes de combate às endemias, além de citar proposições e reuniões. “Junto com Ivan Moraes (PSOL), Dani Portela (PSOL) e Liana Cirne (PT) tivemos a aprovação do plenário do requerimento número 1742/2021 para que seja realizado curso de formação, com posterior homologação e nomeação dos agentes de endemias aprovados do concurso regido pelo edital 001/2019. Além dessa iniciativa, cito que em junho fizemos uma reunião pública sobre as arborviroses. Os índices aumentaram 300%. Os agentes querem trabalhar e não são convocados. Uma reunião com a Secretaria de Saúde foi realizada para acompanhamento da questão. 56 novos agentes foram prometidos e até hoje não saiu a nomeação. Sabemos que o trabalho dos agentes é fundamental para a prevenção”.
No aparte, a vereadora Dani Portela (PSOL) ressaltou a importância de somar vozes. “É muito bom a gente ver que algumas pautas são necessárias para o Recife. Esse é um tema tão importante. São vários os vereadores e vereadoras que fizeram requerimentos. As arboviroses impactam diretamente a vida das mães que têm filhos com microcefalia. Parabéns Luiz Eustáquio pelo requerimento”.
A vereadora Natália de Menudo (PSB), presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife, destacou a importância dos concursados e que se trata também de uma pauta do colegiado. “Nesse momento, estou na Prefeitura. Na última audiência pública, a Secretaria de Saúde anunciou que ia chamar os concursados. Se tiver algum vereador ou vereadora que quiser acompanhar também a Comissão, estaremos à disposição para ajudar”.
Já o vereador Luiz Eustáquio (PSB) recordou que no ano passado cinco agentes foram contratados. “E mês passado foram dois. Gostaria de parabenizar pelo compromisso da Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife. E eu acredito que a Prefeitura irá convocar os demais”.
Em 31.08.21