Cida Pedrosa comemora aprovação da federação partidária pelo Congresso Nacional

Na reunião Ordinária desta terça-feira (28), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) comemorou a derrubada do veto e aprovação da formação da federação partidária pelo Congresso Nacional, na última segunda-feira (27). Na Câmara do Recife, a parlamentar também prestou solidariedade à deputada estadual Priscila Krause (DEM), que se emocionou ao discursar na Assembleia Legislativa ao lembrar da mãe, que faleceu um mês antes de poder se vacinar contra a covid-19.

De acordo com Cida Pedrosa, a federação é um "instituto dentro do nosso estatuto eleitoral". "Ela é a possibilidade de partidos políticos se juntarem de forma programática para irem ao pleito eleitoral juntos, não é a mesma coisa que a coligação", disse. "A federação permite que os partidos possam passar os quatro anos juntos, defendendo as mesmas teses e mesmos tópicos e programas. Ontem, a democracia venceu", completou. 

A vereadora leu um texto escrito pela presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, o qual trata do simbolismo da permissão da federação de partidos, além de uma homenagem feita ao ex-deputado federal Haroldo Lima, que faleceu em março deste ano. "Haroldo Lima teve a sua vida ceifada pela covid-19; um dos ex-presos políticos da ditadura militar, foi deputado federal e um dos lutadores pela redemocratização, um homem que defendia a federação explicando muito bem sobre ela. Ele dizia que países como a Alemanha adotam o instituto há anos", lembrou Cida Pedrosa. 

A parlamentar ressaltou, ainda, que a federação é o "fortalecimento de programas de partidos com ideologias próximas". "É para quaisquer partidos que tenham a mesma ideologia, mesmo programa e nos possibilita irmos ao Congresso unidos, porque a federação verticaliza, diferente da coligação, que é pontual, só pode ser no município". 

Em 28.09.21