Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana realiza reunião virtual

A Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, presidida pelo vereador Fabiano Ferraz (Avante), realizou reunião virtual na manhã desta sexta-feira (17), para análise de projetos de lei e prestação de contas de atividades do colegiado. Ficou acertado que representantes do grupo irão a Fortaleza, na próxima terça-feira, para conhecer a experiência da implantação da malha cicloviária na capital do Ceará e os impactos dela na economia local.

Participaram da reunião, além do presidente, os vereadores Tadeu Calheiros (Podemos) e Luiz Eustáquio (PSB). Eles analisaram dois projetos de lei. Um deles foi o PLO 220/21, de autoria do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), que determina que os serviços periódicos de manutenção preventiva ou reparadora das principais vias e avenidas do município do recife sejam realizados no período noturno. A análise desse projeto de lei foi precedida por uma audiência pública da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, que o aperfeiçoou. O PLO 220/2021 ganhou um substitutivo, que foi aprovado.

O outro projeto de lei analisado pela comissão foi o PLO 275/2021, de autoria do vereador Júnior Tércio (Podemos), que acrescenta o artigo 2º-a à Lei Municipal número 1.223, de 12 junho de 1951, que estabelece normas para nominação de logradouros públicos. No relatório, o relator, vereador Tadeu Calheiros (Podemos) aprovou a proposta com a alteração promovida por uma emenda modificativa apresentada por vereadores.

Após a análise dos projetos de lei, o presidente da Comissão de Mobilidade prestou contas da visita que ele e o vereador Tadeu Calheiros realizam no dia 9 deste mês ao novo presidente do Consórcio Novo Recife, Flávio Sotero. “Na ocasião, nós fizemos cobranças sobre obras de reforma do terminal de ônibus da Macaxeira. O nosso pedido foi atendido. Passei por lá e vi que o terminal está em pleno funcionamento, dando aos usuários as condições que povo do Recife merece”.

Fabiano Ferraz também leu a resposta do memorando 32/2021, originado a partir de um requerimento de autoria do vereador Tadeu Calheiros, sobre a conclusão dos serviços de requalificação da Estrada do Encanamento, na altura do número 675, no Parnamirim. “Eu entrei em contato com o secretário de Infrestrutura, Daniel Saboia; e com o diretor de Manutenção Sérgio Matos. Eles me deram um retorno”.

O vereador Tadeu Calheiros agradeceu pela “diligência na busca de respostas aos pleitos”, mas disse que não ficou claro, por parte da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), quando será a conclusão da obra. “De toda forma, essa comissão já cumpre seu papel e sinto-me contemplado. Acho que estamos fazendo o nosso papel coletivamente”.

O vereador Luiz Eustáquio anunciou que ele e o presidente do grupo, Fabiano Ferraz, irão a Fortaleza (CE), na próxima terça-feira, para conhecer a experiência que a Prefeitura Municipal está tendo com a implantação da malha cicloviária na capital cearense. “Lá, são 350 km de ciclofaxias, enquanto aqui nós temos apenas 150 km. Em Fortaleza há 180 estações de base, e aqui, 80. Eu sei que lá a gestão emprega 100% do dinheiro recolhido com a Zona Azul para a implantação da ciclovia”, disse.

No início da reunião de hoje, o presidente Fabiano Ferraz pediu um minuto de silêncio pela morte de sua prima, Maria das Graças Ferraz Nunes, que foi a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal de Floresta, que morreu ontem.


Em 17.09.2021.