Liana Cirne faz discurso em comemoração ao centenário de Paulo Freire

Ao dizer que o educador Paulo Freire, que domingo foi celebrado pela passagem do seu centenário, “é alvo de perseguições ideológicas do governo Bolsonaro”, a vereadora Liana Cirne (PT) pediu apoio para aprovação de um projeto de lei que muda o nome da Rua General Polidóro para Rua Professor Paulo Freire. “Este recifense merece todas as nossas homenagens”, ressaltou, na reunião plenária virtual que a Câmara Municipal do Recife realizou nesta terça-feira (21).

A rua fica localizada no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife, e o projeto de lei, de autoria da parlamentar, encontra-se em tramitação na Câmara do Recife. Liana Cirne lembrou que, hoje, era a terceira vereadora a fazer um registro, na tribuna virtual, em homenagem ao professor e pedagogo Paulo Freire. “Isso me deixa muito feliz porque mostra o quão importante é o seu legado e que esta Casa de José Mariano sabe reconhecer a importância freireana para a educação no Brasil e no mundo”. Ela também relatou que o centenário do pedagogo, autor da Pedagogia da Libertação, foi comemorado pelo seu mandato.

“No domingo 19, quando se celebrou o centenário dele, nosso mandato o comemorou de forma espetacular, literalmente. Promovemos o espetáculo Pai Déa, que é protagonizado pelos atores Júnior Aguiar e Daniel Barros. Nós reabrimos o Teatro do Parque para o público, oferecendo 330 ingressos gratuitos. Seguimos as orientações das autoridades sanitárias e todos os convidado compareceram ao evento usando máscaras, álcool gel, e atendendo à exigência do distanciamento social”, disse.

A vereadora relatou que a apresentação da peça teatral “foi uma emoção indescritível, pois celebramos a obra e a vida de Paulo Freire. Foi um evento cartático. Participaram muitas professoras e professores, estudantes, o reitor da Universidade Católica, padre Pedro; o ex- reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Amaro Lins; o senador Humberto Costa; e os artistas Maciel Salu, Canibal, Maestro Formiga e muita gente maravilhosa”.



Em 21.09.2021.