Liana Cirne repudia cenas de abuso sexual exibidas por reality

A vereadora Liana Cirne (PT) repudiou cenas exibidas pelo programa da TV Record, 'A Fazenda', após ter acontecido um suposto caso de estupro no reality no último sábado (25). A parlamentar também registrou, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (27), os bons resultados decorrentes de requerimentos feitos para o Posto de Saúde do Engenho do Meio.

Liana Cirne ressaltou que cenas causadas pelo que ela chamou de "cultura do estupro" são sofridas por mulheres e ocorrem diariamente. "A cena transmitida pela tevlevisão coloca uma situação muito frequente na vida das mulheres. É um tema que os homens deveriam ouvir mais antes de falar. É importante falarmos sobre a 'cultura do estupro', que é uma decorrência do machismo estrutural da sociedade e que faz com que a sociedade penalize e responsabilize as mulheres pela violência sexual que foram vítimas, fazendo com que o comportamento da mulher seja tomado como causa da violência sexual".

A parlamentar esclareceu que qualquer tipo de relação sexual com uma mulher adormecida, embriagada, inconsciente ou que tenha mudado de ideia durante o ato ou preliminares é estupro nos termos da lei, e com agravante de que é estupro de vulnerável. 

Liana Cirne sublinhou que, assim como acontece nos realities de outras emissoras, o programa exibido na semana passada seleciona quem vai ou não participar e, neste caso, a vereadora pontuou a escolha de alguns participantes com com históricos de violência sexual contra mulheres. "Quando o programa escolhe, deliberadamente, ter entre os seus participantes aqueles que são indiciados, suspeitos e réus em casos de violência, e sempre ter alguém com histórico de abuso sexual, está optando por fazer da violência de gênero uma forma de entretenimento. Não é possível que não repudiemos de forma dura toda a banalização da cultura do estupro". 

Em 27.09.21