Liana Cirne sugere mudança de nome da rua General Polidoro para rua Professor Paulo Freire

Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (14), via internet, a vereadora Liana Cirne (PT) anunciou que protocolou uma proposição sobre uma mudança do nome da rua General Polidoro para rua Professor Paulo Freire, no bairro da Várzea. A medida faz parte das comemorações do centenário de nascimento do educador, dia 19 de setembro. A parlamentar também disse que estava promovendo o espetáculo Pa(IDEIA), Pedagogia da Libertação.

“Protocolamos esse pedido de mudança no nome da rua General Polidoro para rua Professor Paulo Freire, justamente no dia 1º de setembro, mês do início das comemorações do centenário do Professor. Nosso mandato também está realizando o espetáculo Pa(IDEIA), de Júnior Aguiar, na reabertura ao público do Teatro do Parque. Temos muito orgulho de promover esse espetáculo exatamente no dia em que o Paulo Freire comemora seu centenário”.

Liana Cirne confessou que Paulo Freire é inspiração em sua profissão de formação, como professora. “Não sei dimensionar a importância que teve Paulo Freire em meu trabalho. Sou uma professora com muita atuação na extensão universitária e Paulo feire revolucionou a nossa função de extensão. Ele derrubou os muros entre a universidade e a sociedade e é algo que nos orgulha muito. A UFPE [Universidade Federal de Pernambuco] tem a primeira rádio universitária do Brasil por iniciativa dele. Ele nos ensinou que quando a gente vai à rua levar o saber universitário, a gente não pode ir na arrogância, supondo que o saber acadêmico é superior ao popular”.

A parlamentar citou que leu o laudo do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico sobre a proposição de mudança de nome da rua. “Foi com uma grande alegria que li o parecer do Instituto.  O general Polidoro não tem nenhuma importância histórica para o Recife e não era nem recifense. Enquanto o Professor Paulo Freire é um dos mais notórios recifenses que tanto fez pela nossa Universidade Federal de Pernambuco, pela educação do Brasil e pela educação no mundo”.

Frente pela Renda Básica- Liana Cirne também aproveitou a ocasião para citar que irá à cidade de Maricá, no Rio de Janeiro, para conhecer o projeto de renda básica do local. A vereadora, membra da Frente  Parlamentar pela Renda Básica, da Câmara do Recife, irá acompanhada de Rinaldo Junior (PSB), presidente do colegiado, além da vereadora Dani Portela (PT). “Além da renda básica, conheceremos o projeto de transporte público com tarifa zero, moeda social e o projeto Sentinela com testagem em massa para a covid-19, muito importante para acabar com o coronavírus na cidade”.

Em 14.09.21