Renato Antunes cobra entrega da Escola Municipal de Jardim Uchôa

Na reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife desta segunda-feira (20), o vereador Renato Antunes (PSC) cobrou à Prefeitura da cidade o início das obras da nova sede da Escola Municipal de Jardim Uchôa, no bairro de Areias. O parlamentar disse ter feito visitas ao local, sendo uma ainda em fevereiro deste ano, e "o que se via eram escombros", e esta semana, "o que se via era apenas mato e promessas". Além disso, ele pontuou a dificuldade que é para mães e estudantes de chegarem no local provisório em que a escola está funcionando.

"Pela terceira vez retorno ao bairro de Areias, em Jardim Uchôa onde, há 10 anos, existe a promessa da construção da nova sede da escola Jardim Uchôa. É lamentável. Estive lá em fevereiro, depois que o prefeito assinou a ordem de serviço e o que se via eram escombros, e essa semana o que se via era apenas mato e promessas, e aquela máxima de que educação é prioridade na campanha". 

Renato Antunes pontuou que uma geração de crianças está perdendo a oportunidade de estudar perto de casa. "Vi relatos de mães que andam com seus filhos três ou quatro quilômetros porque, infelizmente, a escola próoxima está funcionando de forma provisória, lá próximo". Ele criticou, ainda, as propagandas institucionais sobre creches e vagas nos próximos quatro anos. "Mas nada sai do papel. o que a gente quer dessa gestão é compromisso com a palavra".

Também chamou a atenção para o edital de licitação para a obra da Escola Municipal de Jardim Uchôa. "Fui verificar e de fato existe um edital aberto, mas isso mostra a falta de comprometimento da gestão com educação. O que a gente quer ver em Jardim Uchôa não é a assinatura de papel, não é mato crescendo. O que a gente quer ver é a parede da escola subindo, a escola sendo entregue e a criança retornando para o ambiente escolar". 

O parlamentar comentou que tendo em vista o metro quadrado da obra, ele considera que está sendo orçado um valor alto. "A nossa equipe de engenharia vai ficar muito atenta à obra orçada em R$ 1.650.000,00 milhão, com 446m² de construção. É muito caro para poucos metros quadrados. São sete salas de aula, vai atender a 155 alunos. Fica a nossa cobrança de forma veemente que a gestão do PSB entregue a Escola Municipal de Jardim Uchôa, porque trabalhei 12 anos com licitação e licitação se faz com planejamento. A lei existe para ser atendida, mas sabendo que há problema de habilitação, o gestor se antecipa e não pode culpar a burocracia e nem a equipe de pregoeiros e membros de licitação". 

 

Em 20.09.2021