Renato Antunes cobra retomada integral da educação
“Na semana passada, estive em várias creches do Recife acompanhando o plano de retomada da educação. E o que mais me assusta é que ele não existe. O que eu vi, infelizmente, foram creches vazias, aonde as crianças não estão indo”, contextualizou. “Há uma forma híbrida de educar da qual eu discordo. Embora estejamos em um período em que precisamos nos adaptar a um novo momento, não há que se falar em criança ir uma vez por semana à sala de aula e passar quatro, três dias em casa”.
Antunes afirmou que o retorno às atividades presenciais é importante tanto para a educação das crianças da rede quanto de suas famílias. “Estamos há um ano e meio com a educação dessas crianças comprometida. O direito não é só da mãe e do pai, mas da criança. Mas existe, também, um efeito secundário, com mães e pais impossibilitados de retomar sua atividade econômica porque o filho não tem para onde ir”.
Segundo o vereador, é preciso que o poder público aponte as datas de retorno às atividades presenciais no ensino público municipal. “Ontem, o governador fez um decreto retomando várias atividades. O prefeito do Recife fala até na volta do Carnaval. E eu me pergunto quando as crianças vão retomar as salas de aula. O que a gente pede e exige hoje é a ampliação imediata dos dias de aula presenciais, em especial para as creches, e a retomada integral a partir de 2022. Sequer existe um calendário estabelecido”.
Em 28.09.2021