Zé Neto destaca criação da Frente Parlamentar de Inovação Tecnológica
De acordo com Zé Neto, a Frente Parlamentar de Inovação Tecnológica, Tecnologia da Informação e das Economias Criativa, Compartilhada e Colaborativa é mais uma oportunidade de a Câmara Municipal do Recife debater assuntos de grande relevância e que têm impactado todas as cidades do mundo e suas populações. “ O Recife, especificamente, foi destaque em um material publicado pelo portal internacional Rest Of World como uma das seis cidades do mundo que lideram a construção do futuro da indústria de TI. Sem dúvida, o hub de tecnologia do Porto Digital transformou o Recife em referência, não só no Brasil, mas no mundo. Considerado um dos principais parques tecnológicos do País, o Porto Digital atua nos eixos de software, serviços de tecnologia da informação e comunicação e economia criativa. Em 2015, o Porto Digital começou a atuar no setor de tecnologias urbanas como área estratégica”.
O Recife conta, segundo o vereador, com o maior número de estudantes de tecnologia da informação entre as capitais com mais de 500 mil habitantes. "A cada 100 mil pessoas, 357 são alunas ou alunos de TI. E com a Frente estabelecida será importante para debater as questões que envolvem a mão de obra e as oportunidades que o setor tecnológico abriga. Não vamos nos furtar, porém, de enfrentar as dificuldades que ainda existem", disse.
O vereador disse que, apesar de o Recife ter um grande número de estudantes de TI, ainda se observa a escassez quantitativa e qualitativa de profissionais da área. " Além de discutirmos questões que envolvem todas essas temáticas, por meio da Frente Parlamentar, pretendemos fortalecer a cadeia produtiva de setores da economia criativa. Sendo assim, a Frente vai consistir em um fórum de debates, mas também em um espaço em que buscaremos propostas e soluções para os problemas que os setores enfrentam. Esse é apenas o começo de uma ação conjunta da Câmara com o setor tecnológico e criativo da cidade”.
No aparte, o vereador Alcides Cardoso (DEM) parabenizou a iniciativa da Frente. “A proposição será de grande valia e acredito que hoje o Recife seja uma das maiores exportadoras de pessoas habilitadas que trabalham nesse setor”. Já Ivan Moraes (PSOL) ressaltou que o setor representa emprego e renda para muitas pessoas. “Há um número importante de vagas para serem ocupadas no Recife e sofremos a fuga de cérebros, além da dificuldade na formação das pessoas. Poderíamos pensar como levaríamos a educação técnica principalmente à população negra e periférica que têm os maiores números de desemprego”.
Em 27.09.21