Alcides Cardoso cobra ação do poder público por mais segurança

A segurança urbana do Recife foi tema de um discurso proferido pelo vereador Alcides Cardoso (DEM) nesta terça-feira (5), durante a reunião plenária remota da Câmara Municipal. O parlamentar mencionou casos recentes de violência, como o furto de um carro na Lagoa do Araçá, e cobrou mais ações do poder público para enfrentar a questão. “Venho mais uma vez cobrar segurança para o Recife. É uma vergonha que uma cidade turística não possa receber turistas”.

No pronunciamento, Cardoso deu suas impressões sobre uma audiência pública promovida pela Casa de José Mariano na última quarta-feira (29). “Na semana passada, participei de uma audiência com a Política Militar e com a Guarda Municipal. Acredito que falta ação. No ano passado, foi dito que faltava dez mil servidores para que o Recife pudesse ter segurança – e se faz um concurso para 750”, refletiu.

O parlamentar pediu a efetiva utilização de unidades avançadas de segurança, como trailers e guaritas, defendeu o armamento da Guarda Municipal e comentou a ocupação de terrenos e de quiosques da Orla de Boa Viagem por pessoas em situação de rua e movimentos de pessoas sem teto. “O que eles querem é moradia, ter o lugar deles. Mas o lugar deles não é ali. O terreno tem dono. Falta o Governo resolver”.

Autor do requerimento da audiência do dia 29 de setembro, o vereador Paulo Muniz (SD) concordou com o colega. Em um aparte, o parlamentar indicou descontentamento com a Secretaria de Defesa Social do Estado. “Precisamos mandar quatro e-mails para a SDS responder [ao convite para a audiência]. Eles não enviaram um representante da Polícia Civil. Não cumpriram a única promessa objetiva que fizeram, de que no dia 1º de outubro aumentariam o policiamento na orla. Eu passei a tarde e a noite do sábado na orla e não vi um policial. A situação é estarrecedora. O 19º Batalhão, que cuida de sete bairros, está sucateado”.

O vereador Fabiano Ferraz (Avante) também se colocou a favor do armamento da Guarda Municipal do Recife. “Tenho certeza de que a Guarda Municipal tem muito a contribuir. Sou um defensor da Guarda Municipal e sei que a Prefeitura precisa investir e capacitar. Entrei com um pedido de abertura da Frente Parlamentar para discutir o porte de arma para integrantes da Guarda e estou aguardando o prazo regimental da Casa. Temos que dar celeridade a essa questão”.

Em 05.10.2021