Câmara promove reunião solene em homenagem ao NACC
O NACC-Recife beneficia, anualmente, cerca de 3 mil crianças e acompanhantes. Na casa de apoio mantida na rua do Futuro, no bairro das Graças, a instituição acolhe pacientes de oncologia pediátrica encaminhados pelos hospitais locais para que eles recebam um complemento do tratamento médico-hospitalar. A unidade tem capacidade para abrigar até 120 crianças e 120 acompanhantes, oferecendo para cada usuário seis refeições diárias. Além disso, o Núcleo fornece cestas básicas, leite e suplemento alimentar – tudo isso acompanhado por profissionais de nutrição.
“É uma alegria propor esta reunião solene a essa instituição tão importante e que é bastante conhecida na nossa cidade. É um exemplo de instituição pelo excelente trabalho que ela presta à população não só do Recife, mas mais ainda do interior”, comemorou Tadeu Calheiros em seu discurso na reunião. “Sou oncologista pediátrico formado pelo IMIP e atuo no Hospital do Câncer. São dois hospitais que recebem diretamente o apoio do NACC. A história do tratamento do câncer infanto-juvenil é modificada pela participação das casas de apoio, sendo o NACC um dos nossos maiores exemplos aqui na região. Antes disso, muitas famílias não podiam seguir com a um tratamento longo e duro porque não tinham suporte”.
Na ocasião, Calheiros ainda salientou que a pandemia de covid-19 não poupou grupos como o NACC, que agora precisam de ajuda. “O NACC é mantido e exclusivamente por doações. Desde o início da pandemia, essas doações caíram de maneira muito significativa, tendo em vista os problemas econômicos pelos quais a sociedade vem passando. Esta homenagem, além de ser justa e merecida, é para lembrarmos àqueles que podem, em algum momento, fazer um auxílio, uma doação”.
Tadeu Calheiros concretizou a homenagem pelos 36 anos do NACC com a entrega de uma placa comemorativa à diretora-presidente da instituição, Arli Pedrosa. Além dela, participaram da solenidade o diretor-vice-presidente do NACC, Hélio Monteiro, e a diretora de voluntariado da entidade, Maria da Conceição Pedrosa.
Em seu pronunciamento, Arli Pedrosa lembrou a história da fundação do NACC-Recife, que nasceu do desejo médico oncologista pediatra Francisco de Paula Ramos Pedrosa e de um grupo de pessoas que queriam mudar a forma como o problema do câncer infanto-juvenil era tratado. Com isso, surgiu um Núcleo de Apoio que visava a reduzir os elevados índices de óbitos da época, os números de casos avançados e de abandono ao tratamento, e melhorar o acesso aos tratamentos necessários, oferecendo um local digno para a permanência no Recife, onde a criança seria tratada e obteria alimentação saudável e suporte socioeconômico.
“Nós, do NACC, crescemos juntos com um sonho, acompanhando e conhecendo as necessidades impostas pelo tratamento e pelo atendimento global necessário à criança e sua família. O tratamento do câncer infanto-juvenil não é feito apenas com o conhecimento médico e o suporte medicamentoso. É muito importante o acolhimento amoroso, a presença e o apoio nos momentos mais difíceis”, afirmou Pedrosa. “É preciso que seja oferecida dignidade e todo o suporte biopsicossocial, tanto ao paciente quanto aos seus familiares. Todos, sem exceção, têm direito ao tratamento e ao apoio igualitário durante o tratamento e no pós-tratamento”.
A diretora-presidente não deixou de agradecer a Tadeu Calheiros pelo reconhecimento ao Núcleo, o que foi frisado por Hélio Monteiro. “Ficamos emocionados com este momento. Ver o reconhecimento é muito importante. Obrigado a esta Casa e a Tadeu Calheiros por estar nos acolhendo e homenageando. Acompanhei toda a formação de Tadeu Calheiros, desde o início, e sei de seu empenho nas causas da saúde e nas causas sociais”, disse o diretor-vice-presidente.
Ao fim da reunião, Hélio Guabiraba se disse honrado por presidir a solenidade. “Estou muito feliz em presidir esta reunião solene para uma entidade que faz e pensa 24 horas ao dia no bem das pessoas. A cidade fica mais rica quando tem um movimento com essa preocupação. Em nome de todos os vereadores desta Casa, gostaria de parabenizar todos que representam e que fazem o NACC. Hoje, com essa pandemia que atravessa, é um dia que podemos dizer que vencemos. E vocês, do NACC, venceram duas vezes: venceram a pandemia e vencem todos os dias pelas pessoas que precisam”.
O 1º vice-presidente da Câmara do Recife reforçou o pedido feito por Calheiros à sociedade. “O NACC não precisa só de ajuda, mas de pessoas. Você pode ajudar sendo voluntário, fazendo doação ou fazendo divulgação. Isso é importantíssimo para que esse grupo sobreviva”.
Em 08.10.2021