Comissão de Acompanhamento ao Coronavírus encerra atividades e apresenta relatório

Seis meses depois de reinstalada na Câmara Municipal do Recife, a Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus concluiu os trabalhos e realizou reunião de encerramento, na tarde desta quarta-feira (20), para apresentação de relatório das atividades. Presidida pelo vereador Eriberto Rafael (PP), o colegiado foi de fundamental importância no enfrentamento da crise sanitária e de saúde, no município. Após a reunião, que ocorreu por videoconferência, o presidente da Comissão, juntamente com outros integrantes, fez a entrega do relatório ao presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PSB).

"Em cumprimento ao artigo 128 do Regimento Interno da Câmara do Recife, foi elaborado este relatório de atividades da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento do Coronavírus’, disse Eriberto Rafael, na abertura da reunião. Além de presidente da Comissão, ele também é primeiro-secretário da Casa de José Mariano. A Comissão foi instalada no dia 11 de março a partir da aprovação, por unanimidade, do requerimento número 216/2021. O objetivo dela foi fiscalizar e discutir as ações de enfrentamento ao vírus na cidade e todos os impactos gerados pela pandemia.

A Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus foi composta pelos vereadores: Eriberto Rafael (presidente), Marco Aurélio Filho (vice-presidente, PRTB), Ana Lúcia (Republicanos), Hélio Guabiraba (PSB), Ivan Moraes (PSOL), Luiz Eustáquio (PSB) e Tadeu Calheiros (Podemos). “Durante os 180 dias de atividade, foram realizadas 13 reuniões virtuais, sendo 12 ordinárias e uma extraordinária. Todas elas foram públicas, transmitidas ao vivo, gravadas e estão disponíveis no canal oficial da Câmara do Recife no YouTube”, assinalou.

Ainda de acordo com o relatório apresentado, as reuniões abordaram os seguintes temas: o enfrentamento da doença no aspecto sanitário e social; os impactos da pandemia na economia da cidade e no setor cultural; educação na rede pública do Recife em tempos de pandemia; e a vacinação contra o vírus. Ao longo das 13 reuniões, foram ouvidas 49 pessoas, entre especialistas, acadêmicos, pesquisadores, empresários, representantes de conselhos de classes, integrantes de movimentos sociais e gestores da Prefeitura do Recife.

O documento registra que os encontros resultaram em seis ofícios encaminhados a gestores da Prefeitura do Recife, que respondem pela área temática. Neles, constam 141 recomendações, relativas aos assuntos discutidos na Comissão. O presidente da Comissão, Eriberto Rafael, acrescentou que, em anexo ao relatório, constavam as atas das 13 reuniões da Comissão e as cópias dos seis ofícios encaminhados à Prefeitura do Recife com as recomendações.

“Com a entrega deste relatório, damos por encerrado o trabalho da comissão. Registramos agradecimento ao presidente da Câmara do Recife, vereador Romerinho Jatobá e a todo o corpo técnico da Câmara, em especial os Departamentos de Imprensa e de Informática, pelo suporte dado para que a Comissão cumprisse seu objetivo”, disse. O vereador também agradeceu a todos os vereadores membros e aos não integrantes da Comissão, além dos gestores e secretários da Prefeitura do Recife “que, de forma solícita, nos ouviram, trouxeram contribuições e desdobramentos de nossas sugestões”. Segundo ele, esse conjunto permitiu “que cumpríssemos o dever diante desta comissão”.

O vice-presidente da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, vereador Marco Aurélio Filho, elogiou o presidente pela condução dos trabalhos. “Foram grandes debates e avanços. Após cada reunião, esta Comissão foi aos gestores e secretários municipais e estaduais para encaminhar os pleitos. Os resultados foram os melhores possíveis, mostrando que estávamos no caminho certo”, afirmou.

O vereador Tadeu Calheiros, que também é médico, agradeceu pela oportunidade de “participar de tão importante Comissão”. Segundo ele, os trabalhos do colegiado foram conduzidos “de forma democrática, ouvindo os setores envolvidos, o que gerou resultados. Foi um trabalho feito a várias mãos. Aprendemos, contribuímos e trabalhamos junto e a favor do povo recifense”.

O vereador Ivan Moraes ressaltou que foi “um prazer trabalhar com todos da Comissão” e afirmou que estava feliz em o colegiado “apresentar um relatório tão completo, fruto de muitas conversas”. Ivan Moraes lembrou que os vereadores, antes de fazer as propostas, conversaram com quem estava na linha de frente de combate à pandemia e com pessoas que trabalhavam nos bastidores. “A pandemia não acabou, mas o trabalho de cada parlamentar continuará, através de nossas tarefas de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos e a eficácias das políticas públicas necessárias ao combate da covid-19”.

 Em 20.10.2021