Comissão de Educação discute projetos e conhece ação social desportiva

Presidido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife promoveu uma reunião nesta terça-feira (19), por meio de videoconferência, para discutir e votar pareceres a 12 projetos de lei em tramitação. Na ocasião, os membros do colegiado também se reuniram com o atleta e empresário Felipe Carlos Silva, idealizador da iniciativa social Fábrica de Corredores.

Todos os projetos de lei receberam pareceres pela aprovação que foram acolhidos pela Comissão. Dentre eles estava o projeto de lei nº 304/2021, da autoria do vereador Tadeu Calheiros (Podemos), que visa a obrigar as academias de ginástica do programa “Academia da Cidade” a disponibilizar kits de primeiros socorros, tensiômetro, glicosímetro e profissional de educação física capacitado em noções básicas de primeiros socorros.

Além de Ana Lúcia, participaram da reunião a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e Hélio Guabiraba (PSB). Ao final do encontro virtual, foram distribuídas 15 propostas aos relatores para a emissão de pareceres, sendo cinco projetos de decretos legislativos e dez projetos de lei.

Esporte e ação social – Aos vereadores, Felipe Carlos Silva contou que o projeto Fábrica de Corredores nasceu da sua própria história de vida. “A gente sabe que a realidade do Brasil em que há milhões de crianças na pobreza, vivendo em condições de vulnerabilidade. Como uma dessas crianças, fui levado pelas influências e iniciei uma vida não digna. Através do esporte, tive uma oportunidade ao ser descoberto por um técnico de atletismo”, relatou. “Saí dessa vida, me formei na faculdade e viajei o mundo. Hoje sou atleta e empresário. Por isso, como uma forma de devolver o que a corrida fez por mim, criei a Fábrica de Corredores”.

De acordo com ele, a iniciativa visa a atender crianças e adolescentes entre os sete e os 17 anos de idade, aliando a educação física com oficinas de educação financeira e empreendedorismo. “As crianças chegam, ganham uma alimentação inicial e, enquanto isso, temos oficinas. Temos a Fábrica de Empreendedorismo e Educação Financeira e a Fábricas de Campeões, para as crianças que tem potencial para ser um atleta de alto nível. Damos uma estrutura e criamos um ambiente para que a criança desenvolva o seu potencial máximo”.

Na reunião, Silva perguntou aos vereadores a disponibilidade de espaço e apoio por parte do município para que ele seja instalado no Recife. De acordo com ele, parte dos fundos devem ser arrecadados por meio de uma corrida alusiva à Revolução Pernambucana que a sua empresa deve realizar em 2022.

Para Ana Lúcia, a Comissão pode atuar como intermediadora entre a iniciativa social e a Prefeitura. “Uma conversa com o secretário seria um primeiro encaminhamento para saber como está a política de esportes e se eles podem entrar como parceiros. No Recife, as 34 escolas que ofertam educação física há um grande déficit de profissionais. Precisamos fomentar essa prática nas nossas escolas”.

Cida Pedrosa concordou com a presidente do grupo. “Parabenizo Felipe por seu trabalho e dedicação. O encaminhamento ao secretário é o que podemos fazer, já que aqui não executamos. O secretário de Esportes pode pensar nisso como uma proposta para a juventude”.

Hélio Guabiraba também demonstrou apoio à ideia de levar a proposta ao Poder Executivo e a outras entidades. “É um projeto transformador. A história da superação é conhecida pelo povo do nosso Brasil. Podemos ser o elo com o secretário e com o presidente da Federação Pernambucana. É um projeto de interesse público e que requer muita atenção”.

Em 19.10.2021