Luiz Eustáquio faz alerta sobre condições do prédio do Diario de Pernambuco
O requerimento nº 10.496/2021 dirige indicação ao presidente da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento do Recife para providenciar a colocação de tapumes no entorno do antigo prédio do Diario de Pernambuco, no bairro de Santo Antônio. Já o requerimento nº 10.502/2021, dirige indicação à presidente da Emlurb para providenciar a realização do serviço de limpeza do entorno do antigo prédio do Diario de Pernambuco.
“É tão importante o Diario de Pernambuco para nós, que o nome da praça da Indepedência é mais conhecido como a Praça do Diario. Aquele prédio é histórico, já foi tombado. Ao passar por aquele prédio, fiquei muito triste. A porta está quebrada e um banheiro público foi feito no local”.
Luiz Eustáquio lembrou que a área é de responsabilidade do governo estadual e que houve a apresentação de um projeto para revitalização. “O prédio foi comprado ainda pelo ex-governador Jarbas Vasconcelos, iria ser um museu, mas ainda não foi concretizado. O Porto Digital fez um levantamento fez um estudo arquitetônico para preservar a identidade do Diario. Foram R$ 420 mil reais investidos e a empresa do Rio Grande do Sul, que ganhou, apresentou um projeto muito bonito e até agora não saiu do papel. Que esse requerimento seja aprovado e encaminhado à Prefeitura e que consigamos uma solução urgente. Aquele lugar é um cartão postal da nossa cidade”.
No aparte, o vereador Ivan Moraes (PSOL) recordou que trabalhou no Diario de Pernambuco. "Símbolo da nossa liberdade de expressão. Recentemente, retornei ao local para observar o relógio e, infelizmente, não serve mais. Quando foi desapropriado pelo ex-governador houve tratativas de virar um museu ou arquivo público. E quero aqui deixar o meu repúdio a cada gestor público envolvido de desapropriar um imóvel, que pertencia a um ente privado, e abandoná-lo”.
Em 05.10.2021