Luiz Eustáquio homenageia mulheres em solenidade pública
A solenidade foi realizada conforme o requerimento de número 8.481/2021, de autoria do próprio vereador. Na abertura do evento, Luiz Eustáquio fez a composição da mesa com a secretária da Mulher da Prefeitura da Cidade do Recife, Glauce Medeiros; a coordenadora da ONG Oásis da Liberdade, Adriana Eustáquio; a empresária Rosemary Guareschi e uma anfitriã da casa, a diretora do Sindsprev, Amara Vital. Em seguida, o vereador convidou a todos para que, em posição de respeito, pudessem ouvir o Hino Nacional Brasileiro.
Na sequência, o vereador Luiz Eustáquio fez suas colocações. “Quero parabenizar cada uma de vocês aqui presentes pelo que têm feito. Aqui, há pessoas que eu conheço e outras que não conheço. Mas que receberam indicação de serem homenageada. Fico feliz que num tempo tão difícil como este que vivemos, há mulheres valorosas que não param. Algumas até colocam a vida em risco para ajudar as pessoas”, disse. De acordo com o vereador, as mulheres se destacaram dentro de suas empresas, no setor público, em trabalhos desenvolvidos nas igrejas, ou em outros setores, mas “que fazem a diferença onde estão, afinal fazer o bem é importante”.
Luiz Eustáquio lembrou que o momento da homenagem às mulheres era importante, pois o presente está cheio de “notícias tristes, que deixam o nosso coração partido. É um momento em que encontramos famílias inteiras nas ruas. Mas, sabemos que, ao mesmo tempo, há outras pessoas que lutam pelo bem dos outros, que lutam para dar oportunidade para que algumas famílias voltem para suas casas, que lutam para aliviar a fome”. Em seguida, ele leu o poema “O Bicho”, do poeta pernambucano Manuel Bandeira e lembrou de sua história, de sua mãe, uma mulher que lutou para alimentar os filhos. “Homenagear vocês é poder falar de amor, de vida. É falar de quem faz a diferença. Eu sei o valor de vocês, que sabem que a sociedade precisa de todos. Vocês são transformadoras”.
Emocionado, o vereador sublinhou que “a mão amiga de vocês” ajudou a muitos e que, em nome da Câmara Municipal do Recife faria a entrega das placas. “É uma singela homenagem”. As mulheres foram chamadas pelo mestre de cerimônia, André Casanova. Depois das homenagens, a empresária Rosemary Guareschi fez suas considerações. “Não teria sentido esta homenagem a todas nós se não tivesse vindo de você, vereador Luiz Eustáquio. Conhecemos a sua história e sabemos o quanto ela tem a ver com a sua mãe. É muito legal ver mulheres que são mães, serem homenageadas. É muito orgulho estar aqui com todas vocês. Esta união é que renova nossa fé e a nossa força. Cada uma de nós faz a diferença na vida de muita gente. Agradeço por esta oportunidade”, disse.
A secretária do Sindsprev, Amara Vital, falou em seguida. Agradeceu pela homenagem e disse que se sentia gratificada pelo reconhecimento. A coordenadora da ONG Oásis da Liberdade, Adriana Eustáquio, também fez suas colocações. Ela saudou a todos e disse que era um privilégio a homenagem, citou o Salmo 116 e disse que foi “escolhida por Deus, há 26 anos”, para cuidar da ONG Oásis da Liberdade. “Sempre costumo dizer que fazer o bem faz bem. Este período de pandemia foi difícil, mas é interessante enxergar além. A mulher transformadora não tem medo dos obstáculos. Esta homenagem não é só para a ONG Oásis, não é só para estas mulheres aqui presentes, mas para todas nós, para todas as que estão em todas as partes do mundo”.
A secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros, foi a última a se pronunciar. Ela agradeceu à Câmara Municipal do Recife, através do mandato do vereador Luiz Eustáquio. Ela disse que a história da humanidade sempre foi transformada por mulheres. “Mulheres que lutaram pelo direito à educação, pelo direito ao voto, e transformada também por mulheres que fizeram trabalho social. Eu tenho mais de 30 anos como militante do movimento feminista e, quando comecei, tive o prazer de conhecer dona Vilma Gomes, esta mulher tão guerreira”. Ela ressaltou, ainda, que as mulheres formam uma rede de força transformadora. “Nós olhamos umas para as outras e nos inspiramos para formar uma sociedade mais justa. Um dia este mundo será mais igual”.
O músico Jonatas fez uma apresentação musical, tocando uma canção de Milton Nascimento. Luiz Eustáquio fez o encerramento e lembrou que as mulheres são maioria na população recifense. “A mulherada que foi escolhida pelo prefeito João Campos, para cargos de secretária, está dando um show”, disse. "Estar ao lado de tantas mulheres fortes e guerreiras é um privilégio”.
Cada uma que discursou também recebeu um ramalhete.
A Lista de homenageadas foi a seguinte:
1 – Alba Helena Lopes de Almeida Lima
2 – Adriana Eustáquio
3 – Amanda Paulino
4 – Ana Carla Albuquerque Marinho
5 – Antônia Paz de Oliveira
6 – Belineide Ramos
7 – Bruna Monteiro
8 – Conceição Duarte
9 – Edilma Martins
10 – Fátima Sabóia
11 – Glauce Medeiros
12 – Josenilda Pedro da silva
13 – Jouse Barata
14 – Jussara Santos
15 – Marcela Baltar
16 – Maria José Carneiro da Silva
17 – Marli Marques Rodrigues de Lima Trindade
18 – Marluce Ferreira Farias
19 - Nadjane Cristina Santos Vieira
20 – Nadjaty Andrade
21 – Rebeca Nascimento
22 – Roberta Barros de Oliveira Nascimento
23 - Rosemary Guareschi
24 – Sylvia Celeste Albuquerque Vasconcelos
25 – Vera Lúcia Andrade
26 – Vilma Gomes
Em 21.10.2021.