Michele Collins celebra Semana da Mulher Empreendedora
"O empreendedorismo tem se tornado um assunto bastante discutido no Brasil, e as mulheres têm um papel predominante no processo. Elas estão empreendendo mais e mudando o atual cenário corporativo, mesmo com a crise econômica. Trinta bilhões é o número de mulheres brasileiras empreendedoras até o momento, segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor. O número equivale a quase metade do mercado empreendedor, 48,7%, que só em 2020 cresceu 40%, conforme dados da Rede Mulher Empreendedora", relatou.
Para Michele Collins, o aumento expressivo de empreendedoras desde o início da pandemia se deu pela necessidade. "Recebendo salários menores ou mesmo perdendo os postos por conta da crise, muitas mulheres acharam no empreendedorismo a possibilidade de obter renda e garantir o sustento da casa e da família. Uma pesquisa do Sebrae analisou pequenos negócios fundados por homens e mulheres e foi mostrado que empreendedoras demonstram mais capacidade de se adaptar mais rapidamente diante das medidas de isolamento social, utilizando mais as vendas online e ofertando mais produtos e serviços que outros empreendedores", afirmou.
A parlamentar também destacou a Semana Municipal da Mulher Empreendedora no Recife a partir da lei número 18.221/2016, de sua autoria, a ser realizada na semana do dia 8 de outubro. "A data corresponde a formatura da 1ª turma de mulheres pernambucanas no Programa Nacional de Trabalho e Empreendedorismo da Mulher. A lei prevê a realização de campanhas, debates, seminários, palestras, entre outras atividades, que proporcionem a proteção, apoio e incentivo a essas mulheres. O empoderamento feminino é essencial nas ações que objetivam a redução da pobreza, prevenção de crises econômicas e promoção do desenvolvimento sustentável. É necessário assegurar que as mulheres tenham voz e vez nos negócios de maneira que participem em igualdade com os homens nos níveis organizacionais".
Em 05.10.21