Michele Collins relata vinda de deputado Diego Garcia ao Recife
A reunião com o deputado Diego Garcia ocorreu entre a vereadora Michele Collins, que é presidente da Frente Parlamentar na Câmara Municipal do Recife e com o deputado estadual Cleiton Collins, que é presidente de frente parlamentar com os mesmos objetivos na Assembleia Legislativa de Pernambuco. “Como era um domingo, não pudemos reunir toda a bancada que se interessa pelo tema, mas ficou combinado que vamos marcar uma outra reunião. Afinal, precisamos do apoio de todos e de todas para auxiliar nessa causa”, disse Michele Collins. Ela afirmou que o encontro com o deputado federal funcionou como “uma troca de experiências, de aprendizados, mas foi sobretudo um momento para se estabelecer conexões”. Ela acrescentou que é importante quando uma pauta como esta, de cuidar de pessoas especiais, está alinhadas nas três esferas de representação parlamentar. “Debatemos temas importantes como a família, a vida e os direitos das pessoas com doenças raras”.
Michele Collins informou que a organização social pernambucana conhecida como Amar, Aliança das Mães e Famílias Raras, foi contemplada com um carro adquirido com verba parlamentar do deputado Cleiton Collins e com recursos do Estado. “Esse veículo vai servir demais para ajudar nas atividades diárias”, disse. A vereadora também anunciou outra boa notícia: “Ontem tivemos a volta, ao Recife, do menino Levi, que conseguiu viajar para São Paulo para tomar um medicamento que custa cerca de R$ 12 milhões. Sua família não tem condições de pagar o tratamento e nem o Estado dispõe desse remédio. O tratamento foi conquistado na justiça e Levi já se encontra conosco”. Michele Collins ressaltou que a ajuda que espera, por parte de outros parlamentares, para a causa, pode ser dada com amor e solidariedade. “Não precisamos formar uma nova frente parlamentar, mas formarmos um movimento de amor, para darmos uma resposta a todas as famílias que precisam de cuidados especiais”.
Uma forma de apoio a esse movimento poderá ser dada para as famílias cujas crianças precisam se deslocar do Recife ao Piauí para fazer uma cirurgia. “Um médico de outro Estado, que esteve em Pernambuco, fez um acompanhamento com as crianças que foram acometidas pelo zika vírus. Mais de 100 crianças foram atendidas por ele. O médico constatou que 63 delas necessitam de fazer uma cirurgia na perna. Se essa cirurgia for feita em até seis meses, essas crianças podem reverter um problema de atrofiamento que as deixaria com os pés tortos”, disse a vereadora. Somente no Piauí é possível realizar essa cirurgia e de acordo com a parlamentar, ainda não é possível fazer uma troca de conhecimentos tecnológicos para que as cirurgias sejam realizadas em outros Estados. Todo o tratamento no Piauí demanda um tempo de 45 dias, o que inclui o custo da cirurgia, o pós-cirúrgico e a reabilitação. O valor total é de R$ 110 mil. “Se a cirurgia for feita, as crianças ganharão qualidade de vida. Nós precisamos dar uma resposta para essas famílias”, defendeu.
Em 25.10.2021.