Tadeu Calheiros pede reforço na segurança do metrô

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (18) um requerimento de autoria do vereador Tadeu Calheiros (Podemos) que solicita à Polícia Militar a intensificação do policiamento ostensivo nas estações do metrô da capital. Durante a reunião plenária remota, o parlamentar discursou na tribuna virtual da Casa de José Mariano para pedir o reforço da Operação Linha Segura, implementada no início deste ano para enfrentar a insegurança crescente nas plataformas e trens do sistema.

“O Recife é uma das poucas cidades do Brasil com um sistema de metrô e ele tem capacidade para transportar 400 mil passageiros por dia. Ainda assim, esse modal não tem a sua devida valorização e não está no centro do debate sobre a mobilidade urbana”, refletiu Calheiros. “Problemas como a falta de estrutura do entorno das estações e a violência são alguns dos principais fatores que afastam usuários”.

De acordo com o vereador, os números da violência no metrô em 2021 já ultrapassam os do ano passado. “Apesar de em janeiro deste ano ter sido iniciada a Operação Linha Segura, com um convênio entre a CBTU e a Polícia Militar de Pernambuco para a segurança das estações de metrô, houve um aumento de roubos e furtos. Em 2020, foram registradas 47 ocorrências, contra 51 entre janeiro e julho de 2021 – isso sem contar o roubo de equipamentos que acabam por gerar falhas no sistema de transporte. O caso mais grave ocorreu recentemente, em 21 de setembro, quando um homem foi assassinado a facadas por volta do meio-dia na linha Sul”.

Tadeu Calheiros afirmou, ainda, que uma fiscalização realizada por sua equipe constatou que, apesar de ser um avanço importante, a Operação Linha Segura ainda não funciona a contento. “Embora a CBTU e a Polícia Militar aleguem que existem 50 policiais militares circulando nas estações para fazer a segurança, a nossa equipe de gabinete realizou, entre julho e setembro, fiscalizações nas 19 estações de metrô situadas no Recife. Verificamos a presença da Polícia Militar em apenas uma delas, a de Joana Bezerra”.

Em 18.10.2021