Andreza Romero comemora proibição de fogos de artifício com estampido

A vereadora Andreza Romero (PP) comemorou, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (8), o decreto assinado pela prefeita em exercício, Isabella de Roldão, que proíbe a queima de fogos com estampido em todos os eventos públicos da cidade. "Celebro um importante passo dado pela Prefeitura do Recife em defesa dos animais, do meio ambiente, dos idosos, de crianças autistas e de outras pessoas mais vulneráveis", afirmou a parlamentar.

A nova medida foi assinada na última quinta-feira (4), na sede da Prefeitura. "Tive a honra de assinar, junto com a  prefeita em exercício Isabella de Roldão, o secretário-executivo dos Direitos dos Animais, Luís dos Anjos, e a ex-vereadora Goretti Queiroz, o decreto municipal que proíbe a queima de fogos com estampido em todos os eventos públicos da cidade", afirmou.

De acordo com a parlamentar, o decreto significa mais qualidade de vida, menos impactos ambientais, menos sofrimentos e menos mortes. "É um caminho importantíssimo que a nossa cidade está tomando. O caminho do respeito a todos aqueles que, ano após ano, nos festejos de final de ano, São João, festas religiosas, são prejudicados pela queima de fogos com barulho. É uma conquista histórica para a causa animal e para a saúde das pessoas", pontuou. 

Andreza Romero agradeceu à Prefeitura do Recife pela "sensibilidade e  empatia com todos os que são atingidos pelo estouro de fogos e, portanto,  pelo importante passo que foi dado", afirmou. "Ainda temos muito a avançar, mas cada conquista tem que ser celebrada e imensamente divulgada. Precisamos desvincular o barulho dos fogos de momentos de festa e alegria, porque são nocivos, perigosos e totalmente invasivos. O lindo espetáculo que eles proporcionam continuará, ou pelo menos,  será ainda mais bonito. Vamos ouvir os fogos com o coração, sabendo que não estão prejudicando ninguém". 

Ela disse, também, que a possibilidade da não proibição em Pernambuco, torna a iniciativa no Recife mais importante. "É verdade que no nosso Estado já existe a lei 17.915 tratando do mesmo assunto, mas hoje a Assembleia Legislativa também discute o PL 2179, que adia essa proibição. É por isso que a atitude da nossa cidade torna-se ainda mais louvável”, celebrou Andreza Romero.

A parlamentar lamentou, ainda, a morte da cantora sertaneja Marília Mendonça, na última sexta-feira (5). "Eu me solidarizo com as famílias de todos os envolvidos no acidente que vitimou também a cantora Marília Mendonça, no último fim de semana. No meio de tantas perdas, a partida repentina de uma mulher importantíssima para a cultura, no Dia Nacional da Cultura, deixou todo o País atônito. De coração, que todos os enlutados encontrem conforto". 

Em 08.11.2021