Andreza Romero destaca República, democracia e direitos

Celebrar os 132 anos da Proclamação da República e as lutas por dignidade e justiça social. Estes assuntos foram abordados pela vereadora Andreza Romero (PP) durante a reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (16). “A luta por comida no prato, por saúde, por educação, por inclusão social, por respeito à dignidade, por igualdade racial, por equidade de gênero são partes essenciais em uma boa democracia”, disse. Ela ressaltou, ainda, a importância da causa animal.

Andreza Romero afirmou que a Proclamação da República foi “o estopim de uma luta por um país melhor, por um país democrático, por um país de todos”. Ela lembrou que, coincidentemente, 15 de novembro foi a data em que o país foi às urnas, no ano passado, para eleger prefeitos e vereadores. “Não podemos esquecer a nossa vocação para a liberdade, para a paz e para a solidariedade”, destacou.

Disse, também, que a democracia não pode existir sem a representatividade, e que, por isso, fazia questão de reafirmar o seu compromisso em representar “as mulheres, os jovens, as famílias, os animais. O lugar de quem quer liberdade para todos. Enquanto viver, trabalharei para que os animais também possam conhecer essa liberdade, por isso digo que o direito dos animais precisa ser uma prioridade para todos nós”.

A vereadora ressaltou que a união de muitos em torno dessa luta, pode fazer a diferença nos resultados. Segundo ela, para se ter uma ideia de que o tema está em pauta no mundo inteiro, nas recentes Olimpíada de Tóquio, uma técnica de hipismo golpeou um cavalo, porque o animal se recusou a saltar uma cerca e, em outro momento, um outro cavalo foi sacrificado após sofrer uma lesão. “Na última semana, a União Internacional de Pentatlo Moderno informou a exclusão do hipismo da modalidade a partir das Olímpiadas de Los Angeles, em 2028”.

Ela afirmou que a decisão prova o efeito de usar a voz para defender a liberdade e a dignidade para todos. “Eu quero só dizer que os animais ainda sofrerão em Paris 2024, por isso, quero começar este movimento pela implementação dessa medida já nas próximas Olimpíadas”. Andreza Romero destacou que o Recife ocupa um lugar de vanguarda na defesa da causa animal. “Nós temos o que nem o Estado tem, que é uma Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais, que zela e os protege. Uma política pública sem igual, iniciada lá atrás e mantida com maestria pelo prefeito João Campos e pelo secretário Luís dos Anjos”.

Outro ponto ressaltado pela vereadora é que a Câmara Municipal do Recife aprovou a Frente Parlamentar pelo Direitos e Bem-Estar Animal. Um trabalho que, acredita Andreza Romero, irá reunir pessoas e atuar para que o Recife seja considerada cada vez mais,  uma cidade que cuida dos animais. “Nós temos ONG's importantíssimas como a Anjos do Poço, temos entidades como o recém-formado Fórum de Bem Estar Animal, temos personalidades conhecidas no ativismo e ainda o olhar sensível da imprensa que tanto divulga sobre a causa. Também temos as pessoas independentes que fazem um trabalho fundamental para a manutenção da dignidade dos animais”, celebrou.

Em 16.11.2021